segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Movimentos Sociais do DF convocam plenária e lançam manifesto de repúdio ao massacre de Pinheirinho


Convocatória: Plenária dos Movimentos Sociais no Distrito Federal.
a) Estruturar os próximos passos e  atos no DF de apoio à luta do Pinheirinho. 
b) Debater outras lutas locais!
Data: terça feira, 31 de janeiro| Local: Sala da CGA (Conic - Edificio Baracat, Sl. 111) | horário: 19h00
Participe!

Segue abaixo manifesto, para coleta de assinaturas:

Manifesto de Repúdio sobre o Massacre da Ocupação Pinheirinho 

Os tiros de bala de borracha e de armas de fogo, as bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo e os cassetetes da Polícia Militar contra 1.600 famílias da Ocupação Pinheirinho, bairro localizado em São José dos Campos, no estado de São Paulo, ecoaram no Distrito Federal.


A truculência das agressões sofridas por quase 10 mil pessoas neste lamentável episódio ocorrido no último domingo, 22, equiparam-se às agressões que sofrem as famílias de Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Estrutural e de tantas outras Regiões Administrativas, onde o direito fundamental de moradia não passa de um pedaço de papel.

Aqui como lá, o silêncio das empresas de mídia comerciais diante das graves e inaceitáveis violações aos Direitos Humanos é assustador e explicita o papel destas organizações na sociedade. 

A criminalização da luta por moradia digna travada há oito anos em São José dos Campos reflete dramaticamente a perseguição dos que lutam por uma nova sociedade no Distrito Federal: contra o Setor Noroeste, pela demarcação em 50 hectares do Santuário dos Pajés; contra o latifúndio e os agrotóxicos, pela Reforma Agrária; contra a Cidade de Exceção e os desmandos dos mega eventos, pela Cidade de Plenos Direitos; e contra o despejo e o aluguel, pela casa própria para a classe trabalhadora.

Vale lembrar que o déficit habitacional é de 330 mil residências no Distrito Federal, não existindo medidas concretas do governo local para solucionar essa chaga social. Pelo contrário, cotidianamente, são tomadas medidas que fortalecem a especulação imobiliária e a segregação social e territorial.

Assim como em Pinheirinho, onde o governo e a polícia agiram na defesa dos interesses do mega especulador, já condenado pela justiça, Naji Nahas, no Distrito Federal, a opção política histórica é de atuar em nome dos milionários especuladores do setor imobiliário e de construções, em detrimento do atendimento das necessidades básicas da população mais explorada e vulnerável. 

Por isso, as organizações políticas, lutadores e lutadoras do Distrito Federal, abaixo-assinados/as, manifestam seu repúdio ao massacre coordenado/a pelo/a: governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB), juiz da 3ª Vara Federal, Carlos Alberto Antônio Júnior, e juíza da 6ª Vara Cível de São Paulo, Márcia Faria Mathey Loureiro, e reivindicam:

1. Desapropriação imediata da área da Ocupação Pinheirinho pelo Governo Federal;
2. Garantia de moradia na área de todas as famílias ocupantes;
3. Garantia de moradia provisória e digna para todas as famílias até a conclusão do processo de desapropriação e reconstrução das moradias 
4. Devolução de todos os pertences das famílias brutalmente removidas, assim como a indenização de perdas materiais, físicas e humanas;
5. Apuração, responsabilização e punição dos autores de violações de Direitos Humanos durante e após a reintegração de posse da Ocupação Pinheirinho;
6. Pedido de desculpas com ampla divulgação do governo do estado de São Paulo.

Abaixo a criminalização dos Movimentos Sociais e da Classe Trabalhadora!
Lutar não é crime!
Somos todos/as Pinheirinho!
Brasília, 25 janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário