terça-feira, 13 de dezembro de 2011

(Mais um escândalo de ministro de Dilma) As milionárias consultorias do Ministro Fernando Pimentel: público X privado

Público x privado
Marcos Oliveira e Sergio Souto 

O episódio que questiona o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, por misturar consultoria com influência política não deve ser rebaixado à luta política dentro dos cânones do moralismo seletivo cativado por grande parte da imprensa tupiniquim. O debate sobre as relações entre público e privado não pode ficar restrito ao desejo de apear do poder mais um ministro da presidente Dilma Rousseff.

O Brasil precisa conhecer os nomes de todos ex-ocupantes de cargos públicos, petistas, tucanos e de outras agremiações, que, tendo tratado de interesses de Estado, atravessaram com rapidez a tênue fronteira que os separam dos objetivos privados, para receber contracheques de pelo menos sete dígitos. Essa investigação precisa concentrar-se em posições-chave, como Banco Central, Ministério da Fazenda e outros cargos decisórios da equipe econômica.

Deixar tão relevante tema seguir a lógica do varejo político é garantia de repetição do recorrente jogo soma zero, praticado por petistas e tucanos, em que acusações mútuas de malfeitorias servem, não para desembocarem em investigação judicial e eventuais punições duplas, mas para umas anularem outras.

Família milionária
Como consultorias têm preços subjetivos, tanto servem para ouvir opiniões de especialistas e/ou detentores de informações privilegiadas em governos dos diferentes níveis, como para legalizar, com direito a recibo e desconto de imposto de renda, pagamento de propinas por favores prestados a consultores ex-governantes. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, a lei limitou a US$ 1 milhão o pagamento que os agentes públicos podem receber anualmente por palestras. A generosa restrição, porém, não foi impeditiva de ganhos extras para políticos criativos. Ex-presidente da Câmara dos Representantes e pré-candidato Republicano mais badalado da vez, Newt Gingrich, por exemplo, depois de atingir o teto legal, passou a ter a mulher convidada para fazer palestras em seu lugar, garantindo assim o double million.

Um comentário:

  1. POis é ... mesmo com essa dinherama toda... O Sr Fernando Pimentel ainda não pagou o salário do mes de dezembro para os funcionarios da BELORIZONTE COUROS na cidade de Belo Horizonte, empresa na qual o ILMO sr é sócio...A ceia de natal dos funcionaris esta comprometida....
    FALTA DE RESPEITO......

    ResponderExcluir