terça-feira, 8 de novembro de 2011

Europa: Ipea vê crescimento "medíocre" nos próximos anos

Ipea vê crescimento "medíocre" nos próximos anos
Monitor Mercanti, 03/11/2011

A Europa vive uma situação delicada em meio à crise econômica mundial, e a expectativa é de "crescimento medíocre" nos próximos anos, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O órgão analisa o cenário econômico global com enfoque do papel dos Estados Unidos, da Europa e da China no contexto da crise, em documento divulgado nesta quinta-feira.



Segundo a análise técnica feita pelo órgão, a situação é mais complicada para a Europa porque a região passará por longo período de reestruturação patrimonial das empresas e das famílias. Além disso, o cenário político entre os países-membros da União Européia é conturbado e a ameaça de crises localizadas será constante.

O Ipea cita, no documento, o economista norte-americano Barry Eichengreen, autor do livro A Globalização do Capital, que vislumbra para a Europa um futuro de "bancos fracos e baixo crescimento econômico".

Existe, conforme o Ipea, uma tendência de piora da atividade econômica em escala global, com índices mais baixos, inclusive, em 2012. Esse movimento é resultado do momento de semi-estagnação da atividade econômica dos Estados Unidos e da Europa, principalmente, com impacto negativo nos fluxos de comércio internacional. O Ipea prevê ainda que a expectativa de crescimento desses países não será suficiente para debelar os altos índices de desemprego advindos do acirramento da crise a partir de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário