quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Crise rebaixa Espanha, Itália e bancos europeus

Crise rebaixa Espanha, Itália e bancos europeus
Monitor Mercantil, 07/10/2011

 Na esteira do agravamento da crise na Europa, a agência de classificação de risco Fitch baixou nesta sexta-feira a avaliação da Espanha e da Itália, para AA-, no caso espanhol, e para A+, no caso italiano, mantendo ambos países em perspectiva negativa.



 No caso da Espanha, a Fitch informou que o rebaixamento reflete a "intensificação da crise na Zona do Euro" e aos riscos dos esforços de consolidação fiscal em curso na Espanha. "Como a Fitch advertiu previamente, encontrar uma solução credível e integral para a crise é política e tecnicamente complexo e necessitará de tempo para se aplicar e conseguir a confiança dos investidores", disse a agência.

 A Espanha, de acordo com a agência, sente "especial vulnerabilidade" da situação exterior, tendo em conta o seu ainda considerável déficit estrutural, o elevado nível de dívida externa e a fragilidade da recuperação econômica. Sobre o rebaixamento da Itália, a Fitch disse que "o elevado nível de dívida pública e a necessidade de financiamento, juntamente com a reduzida taxa de potencial crescimento" deixaram o país "especialmente vulnerável a perturbações externas". É o segundo rebaixamento do rating da Itália esta semana, depois da agência Moody"s ter reduzido a nota do país em três níveis, de Aa2 para A2, com perspectiva negativa, também devido aos elevados níveis da dívida do país. A Moody"s, por sinal, rebaixou nesta sexta-feira a nota de 12 bancos ingleses, entre os quais o RBS, o Lloyds e o Santander UK, e 10 bancos portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário