quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Montadora lucra 7x mais aqui do que na matriz

Está aí o motivo do forte investimento das multinacionais - o alto lucro obtido no Brasil e remetido à matriz.

Montadora lucra 7 vezes mais aqui do que na matriz
Monitor Mercantil, 23/09/2011

Enquanto nos países desenvolvidos o ganho está em queda, no Brasil, atinge 20%


De acordo com o economista José Eduardo Cassiolato, coordenador da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (Redesist, ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), o Brasil não deve se iludir com a chegada crescente de centros de pesquisa de empresas transnacionais, por causa das remessas de lucro.


"Vivemos uma crise muito complicada, com crescente instabilidade na economia global. No Brasil existem oportunidades muito grandes, devido ao seu mercado interno, principalmente quando os juros caírem", disse Cassiolato.

"Já a taxa de lucro das transnacionais nos países desenvolvidos, que era de 3% ao ano, está em queda. Enquanto isso, as montadoras instaladas no Brasil, todas transnacionais, alcançam lucro da ordem de 20% ao ano", comparou, lembrando o impacto das remessas de lucros nas contas externas do país.

Ele alertou para o risco de "explosão das remessas de lucro", que, segundo divulgou o Banco Central (BC), junto com os dividendos, totalizaram US$ 5,109 bilhões em agosto. Foi o maior volume para agosto desde 1947, quando começou a série histórica do BC. O resultado levou o déficit em conta corrente para US$ 4,9 bilhões em agosto.



Já o ex-presidente do BNDES Carlos Lessa recomendou que o Brasil use os bancos públicos para alavancar uma estratégia de desenvolvimento que aproveite as oportunidades geradas pela crise, que tem como marca a estagnação dos países ricos.

"Em 2008, o Brasil teve os bancos públicos a seu favor. Lula teve, inclusive, que demitir o presidente do Banco do Brasil, que não queria emprestar. Mas o país não insistiu nesse caminho nem construiu outro padrão. E abrimos mão de impor salvaguardas para nossa economia", criticou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário