quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Campanha da CSP-Conlutas: 'Chega de Preconceito! Trabalho Igual, Salário Igual!'

Carta da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas de nova campanha do coletivo Mulheres em Luta!

Chega de Preconceito! Trabalho Igual, Salário Igual!


Na última Coordenação Nacional, a CSP-Conlutas lançou a campanha: “Chega de Preconceito. Trabalho Igual, Salário Igual!”. O objetivo é estimular as entidades filiadas à central a incorporar as demandas específicas destes segmentos para fortalecer a luta e transformar os sindicatos/movimentos em pontos de apoio para todas as demandas dos trabalhadores, incluindo as reivindicações de negros, mulheres e LGBT que são parte da nossa classe.

A equiparação salarial entre homens e mulheres, negros e brancos, heterossexuais e homossexuais é o centro da campanha. Mas, também, queremos fortalecer a luta contra o assédio moral e sexual tão frequentes nos locais de trabalho, pois são porta de entrada para o preconceito e a discriminação, e a luta pela igualdade de direitos.

Queremos aproveitar as lutas pelas reivindicações salariais em curso no segundo semestre para dar corpo à campanha, apresentando as principais reivindicações de cada setor para que elas possam subsidiar os programas de luta.


Para as mulheres, o centro é a luta por creches em período integral para todos os filhos da classe trabalhadora e a aplicação da licença-maternidade de 180 dias para todas as mulheres, rumo a 1 ano, sem isenção fiscal. Licença-paternidade de 30 dias.

Em Negros e Negras, estamos reivindicando as cotas raciais e Ensino obrigatório de ensino da África nas escolas (Lei 10.639).

Para o setor LGBT, exigimos a aprovação imediata do PLC-122/06, lei que criminaliza a homofobia. Embora o STF tenha reconhecido as uniões homoafetivas, a patronal segue negando diversos direitos a casais de homossexuais. Nesse sentido revindicamos a extensão de todos os direitos concedidos aos casais heterosexuais para os casais de pessoas do mesmo sexo. Previdência, plano de saúde, licença gala, falta justificada.

Estamos enviando, anexo, o cartaz da campanha para que todos as entidades possam reproduzi-lo e utilizá-lo.

Também elaboramos uma cartilha da luta por creches. O valor unitário é de R$ 2,00 e a centena custa R$ 150,00 mais valor do frete. As entidades interessadas podem encomendar pelo email: eventos@cspconlutas.org.br

Atenciosamente,

Ana Pagamunici
Secretaria Executiva Nacional
CSP-CONLUTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário