sábado, 2 de julho de 2011

Entrevista com Slavoj Zizek

Vídeo com entrevista do filósofo, sociólogo e crítico de arte, Slavoj Žižek (esloveno AFI: [ˈslavoj ˈʒiʒɛk]; Liubliana, 21 de Março de 1949) ao programa brasileiro Roda Viva. Žižek é conhecido por seu uso de Jacques Lacan numa nova leitura da cultura popular, abordando temas como o cinema de Alfred Hitchcock e David Lynch, o leninismo e tópicos como fundamentalismo e tolerância, correção política, subjetividade nos tempos pós-modernos e outros. Zizek é professor da European Graduate School e pesquisador sénior no Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana e professor visitante em várias universidades estadunidenses, entre as quais estão a Universidade de Columbia, Princeton, a New School for Social Research, de Nova Iorque, e a Universidade de Michigan.

Zizek e paralaxe
Zizek é famoso por seu conceito de "paralaxe" na sociologia e psicologia - o público consegue entender resumidamente o conceito de paralaxe de Zizek assistindo a entrevista. Paralaxe na astronomia e ótica é o efeito de distorção entre o objeto observado pelo sujeito, proporcionado pela refração da luz e o posicionamento do observador. Dependendo da posição e da distância o objeto é visualizado de maneira distorcida pelo observador (efeito da refração da luz, não confundir com imagem desfocada).

Zizek procura aplicar esse conceito as relações sociais, em especial, as ideologias, tentando referenciar essa aplicação dentro de uma perspectiva marxiana. Naquilo que Marx se referia que as verdades históricas são verdades, mas também relativas, à medida que estão determinadas em parte, pela consciência pregressa dos sujeitos (a ideologia), enquanto que, o real material, é apreensível, embora não de maneira homogênea e totalizante pelos sujeitos, inclusive pois dependem das relações materiais que desenvolvem nesse mundo, onde ambas existem. E à medida que essa relação muda (sujeito e objeto), ou um dos dois, modificasse também o entendimento sobre o objeto.

Portanto, nunca a burguesia, enquanto sujeito social, poderia desenvolver um arsenal científico como o Marxismo, de entendimento do real social, tarefa realizada pelo proletariado, à medida que contém as percepções e programa e método oriundos tipicamente dessa classe. Por outro lado, enquanto aquela classe (a burguesia) era progressiva (séculos XVIII e XIX), desenvolveu a Economia Política e o Liberalismo clássico, hoje resta-lhe apenas desenvolver por um lado, a pós-modernidade, e por outro, o neoliberais, ou pior, o neoconservadorismo. O proletariado é uma classe que vai-além do capitalismo, da sociedade burguesa. Sociedade que transformou o mundo como nunca antes, e criou as bases materiais para o socialismo.


Dica: 
há um blog em português dedicado ao pensador: http://slavoj-zizek.blogspot.com.br/

(atualizado em 05 nov. 2012)

Um comentário:

  1. Excelente material. Sempre frequento o blog! Um abraço (Blog Apartheid na Palestina)

    ResponderExcluir