sábado, 11 de junho de 2011

A utilidade do estudos teórico da Economia Soviética, por Preobrazhensky

por Almir Cezar

Seguindo nas comemorações dos 80 anos de publicação do livro O Declínio do Capitalismo do revolucionário e economista russo Eugueny Preobrazhensky, disponibilizaremos algumas de suas obras mais significativas. No artigo a seguir, A Utilidade dos Estudos Teóricos da Economia Soviética, publicado originalmente na revista Bolchevik,  número 15-16,  o autor apresenta 6 anos antes seu método analítico que culminará no livro de 1931.

Preobrazhenky prossegue as questões metodológicas apresentadas no livro A Nova Econômica, em destaque a importância da análise das relações sociais presentes na URSS para o estudo do Socialismo,seu programa de pesquisa sobre crise e desenvolvimento capitalista e a gênese da economia socialista e procura responder a algumas críticas ao seu livro. Também apresenta uma crítica a continuidade da NEP, e a linha oficial do PCUS, de que a URSS já seria um país socialista, não necessitando  para a constituição do caráter socialista da revolução russa d expansão da industrialização, da implantação planejamento central e da vitória da revolução mundial.

O central do texto é a análise em termos de Economia Política da economia russa pós-revolução de 1917, caracterizando-a como uma sociedade subdesenvolvida em de transição ao socialismo. Preobrazhensky tentar trabalhar de maneira bem abstrata sua análise, recorrendo ao método de Marx e Engels, sintetizado pela máxima real-abstrato-concreto, e tendo como base teórica a Economia Política derivada diretamente do livro O Capital. Pretendia a partir daí apresentar uma nova teoria econômica para uma nova ciência econômica à medida que a Economia, mesmo de tradição marxista, não havia, ou apenas muito pouco, discutido e elaborado de que forma seria e funcionaria a economia pós-capitalista, a economia sob a vigência da ditadura do proletariado sobre o Estado, ainda mais seu advento em países capitalistas atrasados.

Por sua vez, a URSS ao ter superado por meio da revolução o Capitalismo, permitiu o desenvolvimento de relações sociais que lhe eram superiores. Assim,  concluindo diferentemente do que faziam a maioria de seus contemporâneos que apenas se dedicavam ao estudo do Capitalismo e das sociedades que o vivenciavam, para Preobrazhensky, o estudo econômico da sociedade soviética daria uma perspectiva mais ampla e aprofundada sobre o desenvolvimento econômico. Da mesma forma que, o estudo do Capitalismo fornecia um instrumental necessário a análise da sociedade feudal, ou, como diria Engels, o estudo da anatomia humana dava o conhecimento necessário ao estudo da anatomia dos macacos.

Infelizmente, a cópia do artigo é de uma tradução ao espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário