quinta-feira, 19 de maio de 2011

Brasília tem museu virtual

Dica cultural web: Brasília ganha um museu virtual sobre Brasília
A capital federal ganha no dia 16 de maio, o Museu Virtual de Brasília, projeto-piloto de website de um museu vitual sobre a cidade de Brasília, com versões em português, inglês e espanhol (ainda em construção). O lançamento é parte das comemorações da 9ª Semana Nacional de Museus. O projeto é fruto de uma pesquisa de mestrado realizada no Centro de Excelência em Turismo da UnB, e apresenta contribuições conceituais, teóricas e aplicadas dos campos da museologia e do turismo. O endereço do museu virtual é www.museuvirtualbrasilia.org.br.

A história, a arquitetura e as manifestações culturais que fazem da capital brasileira uma cidade única foram compiladas em arquivos digitais e deram vida ao Museu Virtual de Brasília. Idealizado em dissertação de mestrado apresentada no Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília, o espaço será lançado oficialmente nesta segunda-feira, às 19h. Conectados à rede em qualquer parte do planeta, internautas poderão conferir fotos, vídeos, imagens em 360 graus e roteiros com atrações da cidade. O museu já pode ser visitado no endereço www.museuvirtualbrasilia.org.br.

“Queremos divulgar Brasília, na internet, na sua condição de patrimônio cultural da humanidade”, afirma Ariane Abrunhosa, autora da dissertação que foi o ponto de partida para o projeto piloto do museu. “A proposta é que o conteúdo apresentado sensibilize as pessoas a conhecerem a cidade de perto”, assegura. Ela ressalta que o espaço está em fase inicial e será ampliado gradualmente. “A partir do lançamento, começaremos uma nova etapa. O museu passa a ser de todos nós”.

Exposto em diferentes escalas, o conjunto urbanístico de Brasília é tratado além dos monumentos mais conhecidos. As áreas residenciais e bucólicas têm galerias especiais no Museu Virtual. O visitante pode perceber como a sociedade brasiliense está inserida nos espaços planejados. “Fiquei muito satisfeita porque o museu retrata a cidade na perspectiva da economia criativa, do turismo e da cultura. Sai um pouco da imagem política que temos”, avalia a diretora da Casa da Cultura da América Latina (CAL), Ana Queiroz. Vinculada ao Decanato de Extensão da universidade, a casa é um dos órgãos que viabilizaram a execução do projeto.

9ª Semana de MuseusO tema Museu Virtual de Brasília será parte da programação da 9ª Semana de Museus, na mesa “Preservação e Memória, além dos espaços museológicos tradicionais”, que ocorrerá dia 19, às 18h30m, no auditório da Casa da Cultura da América Latina da UnB. O projeto recebeu o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF e foi desenvolvido pela equipe do Instituto Viva Capital, em parceria com a Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília (UnB) e com o Arquivo Público do DF, que cedeu grande parte do material magnético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário