quarta-feira, 27 de abril de 2011

O suicídio do Euro e os banqueiros alemães

A recente falência dos estados europeus após o socorro aos bancos comerciais tem um mecanismo causal: o Banco Central Europeu (BCE) não empresta recursos diretamente ao Estados da Zona do Euro e da UE. Isso mesmo, não empresta aos governos diretamente, mas por intermédio de bancos comerciais.

O BCE concede empréstimos aos bancos comerciais com taxa de juros de 1%. Em seguida, os bancos comerciais compram dos Estados seus bônus, exigindo-lhes taxas de juros de 4% ou 5% ou até mais altas, arrancando o couro dos Estados. Em seguida, depositam os mesmas bônus ao BCE como garantia e retomavam empréstimos de iguais volumes com juro de 1%. Quando os bancos veem que os Estados estão com dificuldade de reciclar seus títulos, preparam ataques especulativos contra os países mais fracos da Zona do Euro. Foi assim que desabou Irlanda, desabou Grécia, desabou Portugal, enquanto prepara-se também Espanha e já estão na fila Itália e Bélgica.

O maior responsável por tal política suicida é a Alemanha, o Estado mais rico e poderoso da UE, e não menos com o maior sistema bancário privado, proibiu ao BCE de imprimir dinheiro. Ainda, proibiu que o BCE comprasse títulos diretamente dos governos dos países-membros da UE. Sua receita aos países-irmãos mais pobres é a barbárie social das medidas de frugalidade fiscal que estrangulam a economia e inibe o exercício de alguma política de crescimento, política esta que constitui o único caminho de saída da crise e da possibilidade de resgate das dívidas.

A política do governo alemão é aquela que leva o euro ao desespero, ao suicídio, mas por outro lado, beneficia os capitalistas financistas locais. Enquanto durar o controle dos capitalistas sobre a União, medidas simples não serão implantadas. Esse o mecanismo do neo-imperialismo do grande capital germânico: "passar pra frente" sua crise aos seus países-irmãos. E por que outras burguesias não se levantam? Porque se beneficiam do mesmo próximo.

Política alemã leva euro ao suicídio
BCE deveria emprestar diretamente a Estados para deter especuladores
Laura Britt | Sucursal da União Européia | Monitor Mercantil, 25/04/2011


Zurique - Surpreendente - no mínimo - a capa da revista britânica The Economist em uma de suas últimas edições. Um senhor, de terno e gravata, que, ao invés de cabeça, tem uma moeda de um euro e aponta o cano de um revolver contra sua têmpora, prepara-se para apertar o gatilho e suicidar-se. "Não faça isso!" é o título da revista.

A verdade é que a ilustração dos riscos políticos que ameaçam a moeda comum européia seria mais fiel à realidade se o revólver que prepara-se para estourar miolos do euro fosse empunhado pela chanceler alemã "Frau" Angela Merkel. A política do governo alemão é aquela que leva o euro ao desespero, ao suicídio.

Despencam as defesas de proteção do euro. O Mecanismo Europeu de Proteção, totalizando 750 bilhões de euros, constituído pela União Européia (UE), revela-se insuficiente para enfrentar - ao seu nascituro - os ataques especuladores contra os países mais fracos da Zona do Euro. Desabou Irlanda, desabou Grécia, desabou Portugal, enquanto prepara-se também Espanha e já estão na fila Itália e Bélgica.

Dilema cruel: permanecerão na Zona do Euro os países que, um após outro, declaram falência, ou serão obrigados a retornar às suas moedas nacionais em busca de salvação? O norte-americano Wall Street Journal posiciona a questão cruamente: "Estes países desejarão permanecer membros de uma união, na qual nada mais existe, a não ser regiões pobres e escravas?", questionou sem meias-palavras.

Solução existe para o euro. Solução simples na feição: o Banco Central Europeu (BCE) deverá começar emprestando recursos diretamente ao Estados da Zona do Euro e da UE. Conceder-lhes empréstimos com vencimentos a longo prazo (dez ou mais anos) com baixas taxas de juros, da ordem de 1% ou de 2%. Emprestar aos governos diretamente, não por intermédio de bancos comerciais.

Cinco por um
Até agora, o BCE concedia empréstimos aos bancos comerciais com taxa de juros de 1%. Em seguida, os bancos comerciais compravam dos Estados seus bônus, exigindo-lhes taxas de juros de 4% ou 5% ou até mais altas, arrancando o couro dos Estados. Em seguida, depositavam os mesmas bônus ao BCE como garantia e retomavam empréstimos de iguais volumes com juro de 1%.

Emprestando aos Estados diretamente, o BCE torna esses Estados inatingíveis contra ataques especulativos. Ainda, reduz drasticamente em termos de tempo a dívida pública, transferindo-a gradualmente ao BCE com baixas taxas de juros. Restringe a barbárie social das medidas de frugalidade que estrangulam a economia e permite o exercício de alguma política de crescimento até para os países mais fracos, política esta que constitui o único caminho de saída da crise e da possibilidade de resgate das dívidas.

Emissão de dinheiro significa, essencialmente, esta política. Aquilo que na imaginação popular é descrito com a frase "o BCE ligará suas impressoras e imprimirá dinheiro". Não se trata nada de novo. Isto estão fazendo os bancos centrais de todos os países desenvolvidos do mundo. O Federal Reserve (Fed) dos EUA já imprimiu e lançou ao mercado nos últimos meses mais de US$ 700 bilhões para fortalecer a economia norte-americana. Só o BCE não faz isso.

A Alemanha proibiu ao BCE de imprimir dinheiro. Ainda, proibiu que o BCE comprasse títulos diretamente dos governos dos países-membros da UE. Finalmente, o BCE compra bônus por intermédio de bancos comerciais, com o processo já descrito, por intermédio do qual enriquecem os bancos comerciais e declaram falência os Estados por causa das usurárias taxas de juros que são obrigados a pagar.

A Alemanha recusa-se a mudar de política. Proíbe, por ora, emissão de euro-debêntures. "A contínua emissão de dinheiro não é solução" doutrina. "As máquinas impressoras de dinheiro não devem cair nas mãos de políticos" decreta o ministério de Economia da Alemanha. Se continuar assim, o euro não sobreviverá, em hipótese alguma, com sua feição atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário