quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dívida 'engole' 25% da renda

Endividamento dos brasileiros engole quase 25% da renda e já representa 40,5% da soma dos salários

Dívida 'engole' 25% da renda
Monitor Mercantil, 31/03/2011

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, informou que o comprometimento da renda mensal dos brasileiros com o pagamento de dívidas atingiu, no fim do ano passado 24,2%. O nível de endividamento das famílias, calculado em relação à massa salarial, chegou a 40,5%.

Hamilton afirmou que indicadores antecedentes mostram que a taxa de inadimplência deve continuar crescendo neste início de ano, depois de dois meses de alta:

"É natural que esse indicador cresça", disse o diretor do BC, admitindo que esse movimento reflete as ações de alta de juros e aperto do crédito, que encarecem o custo do financiamento.

Ele, no entanto, alega que não haveria riscos relevantes na alta da inadimplência esperada pelo BC. Isso, porque, de acordo com Hamilton, o nível no Brasil está historicamente baixo.

E disse não ver risco de a inadimplência explodir. O diretor também afirmou, sobre a trajetória do crédito, que a redução de subsídios em operações de crédito (como a que o Tesouro faz com o BNDES) é oportuna, seja a que já foi anunciada, sejam eventuais novas medidas.

Hamilton reiterou ainda a avaliação do Banco Central de que a elevação do IOF sobre captações externas vai ajudar a reforçar o canal de crédito da política monetária, moderando o ritmo de crescimento do crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário