terça-feira, 12 de abril de 2011

Compras externas voltam aos anos 70 e "financiam" recuperação de outros países

Volume de importações do país dobrou de 2005 para cá. Compras externas voltam aos anos 70 e "financiam" recuperação de outros países

Brasil tem a maior alta das importações
Monitor Mercantil, 07/04/2011

Para felicidade de países em crise e com desemprego elevado, o Brasil registra a maior expansão de importações do mundo entre as principais economias nos últimos cinco anos. Com o real valorizado e juros elevados que levam à desindustrialização do país, o Brasil se transformou, pela primeira vez, no 20º maior importador do mundo.

Dados da OMC apontam que a economia nacional mais que dobrou o volume de importações desde 2005. A expansão superou, inclusive, as importações na China. Na importação de serviços, o Brasil teve o maior crescimento mundial em 2010.

Segundo a OMC, com o real valorizado, os gastos de brasileiros com viagens ao exterior aumentaram em 51%. A expansão nas importações fez o Brasil voltar ao cenário do início dos anos 70, quando ainda dependia da importação de petróleo.

Na época, as compras brasileiras representavam 1,2% da importação internacional. O percentual caiu de forma importante e, em 2003, era de apenas 0,7%

Hoje, a taxa só é inferior ao cenário do Brasil pós-Segunda Guerra Mundial, quando o Governo Eurico Dutra torrou o saldo comercial do país importando até patins para pistas de gelo.

Em apenas um ano, entre 2009 e 2010, a fatia do Brasil na importação mundial passou de 1,1% para 1,3% Em termos gerais, o aumento de 43% nas importações de produtos do país no ano passado foi o terceiro mais elevado entre as maiores economias e duas vezes superior à media mundial em 2010, em valores.

A invasão de produtos estrangeiros no Brasil teve alta superior a registrada nos demais países do Bric (China, Índia e Rússia e África do Sul).

A OMC aponta duas razões para esse boom das importações: a valorização do real de 15% no ano e a expansão da economia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário