domingo, 10 de abril de 2011

Brasília: as escalas de Lúcio Costa

Brasília, cuja criação arquitetônica dos monumentos centrais foi designada a Oscar Niemeyer,  é um cidade pensada, sendo seu pai o arquiteto e urbanista Lúcio Costa, pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, já conhecido mundialmente, mas imortalizado justamente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz, mas cujo formato da área é popularmente comparado ao de um avião, entretanto o autor sempre defendeu a tese de que a capital federal deveria ser comparada a uma borboleta.


O projeto consistiu em um cidade traçada em dois eixos viários, 4 sentidos e em 4 escalas urbanas. Os eixos viários são basicamente o Eixo Rodoviário (ou "Eixão") no sentido norte-sul, e Eixo Monumental no sentido leste-oeste. O Eixo Rodoviário é formado pelas asas Sul e Norte e pela parte central, onde as asas se encontram sob a Rodoviária do Plano Piloto. As asas são áreas compostas basicamente pelas superquadras residenciais, quadras comerciais e entrequadras de lazer e diversão (onde há também escolas e igrejas). O Eixo Monumental é composto pela Esplanada dos Ministérios e pela Praça dos Três Poderes, a leste; a rodoviária, os setores de autarquias, setores comerciais, setores de diversão e setores hoteleiros em posição cêntrica; a torre de televisão, o Setor Esportivo (hoje denominado Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, onde estão o Ginásio Nilson Nelson, o Estádio Mané Garrincha e o Autódromo Nelson Piquet) e a Praça do Buriti, a oesteO projeto urbanístico de Brasília é constituído de 4 escalas (Monumental, Bucólica, Gregária e Residencial) do Plano Piloto descritas explicitamente pelo arquiteto.


O projeto de Lúcio Costa punha em prática os conceitos modernistas de cidade: o automóvel no topo da hierarquia viária, facilitando o deslocamento na cidade, os blocos de edifícios afastados, em pilotis sobre grandes áreas verdes. Brasília possui diretrizes que remetem aos projetos de Le Corbusier na década de 1920 e ainda ao seu projeto para a cidade de Chandigarh, pela escala monumental dos edifícios governamentais. A cidade de Lúcio Costa também possui conceitos semelhantes aos dos estudos de Hilberseimer.

As Escalas

Dois eixos que se cruzam em ângulo reto, formando uma simples cruz. Levando-se em conta o relevo do terreno, um dos eixos se arqueia, enquandrando-os um triângulo que o rodeia englobando a área construída. Estradas modernas sem cruzamentos. Nela as funções vitais de uma moderna cidade, não uma simples aglomeração urbana, mas símbolo de uma nação. Prova-se que Lúcio Costa é o "humanizador dos espaços", espaços sempre ordenados, mas humanizados.



Escala Monumental - No eixo retilíneo do Plano Piloto estão os principais monumentos de Brasília. Lucio Costa desejava uma cidade monumental mas sem ostentação. Essa missão coube a Niemeyer.



Escala Bucólica - Uma cidade sem muralhas. Áreas livres, arborizadas. Gramados concebidos como tapetes. O verde dá ritmo e harmonia ao Plano Piloto.




Escala Gregária - Brasília tem setores reservados para hotéis, bancos, comércio e diversão. Espaços organizados para a multidão e propícios ao encontro. A plataforma rodoviária é o ponto de convergência desses setores.




Escala Residencial - Eixos arqueados, superquadras, pilotis, edifícios com gabaritos uniformes de seis andares, áreas verdes comuns a todos os moradores.







vídeos e parte do texto extraídos do canal do Youtube brasiliadf50anos
parte do texto extraído do Wikipédia em português

Um comentário:

  1. Palavras do Mestre Lucio Costa: " Cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, mas ao mesmo tempo cidade viva e aprazível, própria ao devaneio e a especulação intelectual, capaz de tornar-se, com o tempo,além de centro de governo e administração, num foco de cultura dos mais lúcidos e sensíveis do País"...Moro em Brasília e nem tem como não se encantar com as obras de Oscar Niemeyer, de Marianne Perretti, de Burle Marx , de Joaquim Cardoso, de Alfredo Ceschiatti, de athos Bulcão dentre outros...Brasília, assim como Inhotin, constitui museu a céu aberto...Prof. MsC. Carlos Limaverde

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