domingo, 20 de março de 2011

PM reprime protesto contra Obama no Rio; parlamentares solidarizam-se com presos

PM reprime protesto contra Obama no Rio; parlamentares solidarizam-se com presos
Monitor Mercantil, 18/03/2011

Uma manifestação contra a vinda do presidente norte-americano Barack Obama ao Brasil foi duramente reprimida pela Polícia Militar no Rio de Janeiro, no final da tarde e início da noite desta sexta-feira.Organizada por sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos, como o PSTU e a CSP-Conlutas, o protesto enfrentou, desde o início, a truculência da polícia, segundo afirmaram algumas lideranças do protesto. Mesmo assim, mais de 300 ativistas saíram em caminhada rumo ao Consulado dos EUA. Quando chegavam ao destino, por volta das 19h, a PM reprimiu a manifestação com cassetete e balas de borracha.

Segundo informou o PSTU em seu site oficial, 15 ativistas foram presos, entre eles cinco militantes do partido, e várias pessoas ficaram feridas, inclusive um jornalista da CBN, atingido por uma bala de borracha. De última hora, o presidente dos EUA decidiu discursar apenas para convidados no Theatro Municipal, em vez de fazer um pronunciamento aberto ao público na Cinelândia, neste domingo, como chegou a ser anunciado por sua assessoria.

Visita - Uma comissão de parlamentares fará uma visita na tarde deste sábado aos ativistas. O senador Lindberg Farias (PT) e os deputados Janira Rocha (P-SOL) e Stepan Nercessian (PPS-RJ) confirmaram a participação. O deputado Marcelo Freixo (P-SOL), que ontem prestou apoio aos presos, e o deputado federal Chico Alencar (P-SOL) também estão sendo contatados para fazer parte da comissão.

Dos ativistas, 10 são militantes do PSTU. Segundo Cyro Garcia, presidente do partido, “a visita dos parlamentares é muito importante. Estas prisões são políticas. Não há nenhum motivo para eles estarem em um presídio”, afirmou.

O grupo é formado por três mulheres, que estão em uma cela com mais uma detenta em Bangu 8, em uma cela com outra detenta; e nove homens, que estão em Água Santa. Um estudante, menor de idade, teve o seu habeas corpus negado há pouco e pode ser transferido para o Instituto Padre Severino, com jovens infratores.

Os manifestantes não têm direito a fiança. A principal acusação é de ter tentado “causar um incêndio” no consulado dos EUA.

- É uma vergonha o que está acontecendo. São presos políticos do governo Sergio Cabral e de Dilma, no momento em que Obama desembarca no Brasil. Estamos muito preocupados com a segurança e faremos uma campanha internacional por sua liberdade. O governador é responsável pela integridade deles - protestou Cyro Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário