sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os 10 blocos imperdíveis do carnaval de rua do Rio

Os dez blocos imperdíveis do carnaval de rua do Rio
Tem o mais tradicional, o irreverente, o da pegação, para os descolados e moderninhos... Escolha o seu e se divirta


Fábio Grellet, especial para o iG | 24/02/2011

Você ainda pensa que bloco é coisa do carnaval baiano e que a folia carioca se resume à Sapucaí? Pois saiba que, no ano passado, 2,5 milhões de foliões foram às ruas do Rio para sambar atrás de bandas e baterias. Esses números tornaram a cidade palco do maior carnaval de rua do Brasil, superando Salvador, na Bahia.

Ao contrário da capital baiana, aonde ir atrás do trio elétrico com algum conforto exige a compra de abadás que chegam a custar mais de R$ 800, no Rio a folia é totalmente grátis. O clima de paquera é outro atrativo. Com descontração e sem exigir grande investimento, os desfiles de blocos atraem cada vez mais gente. Em 2011, 424 blocos vão sair às ruas. Com tantas opções, como escolher os melhores?

O iG oferece um roteiro com dez blocos que você não deve deixar de conhecer. Vista sua fantasia e caia na folia.

1. Cordão da Bola Preta
Criado em 1918, é o mais antigo e o mais famoso em atividade. Quem nunca cantou “Quem não chora não mama / segura meu bem a chupeta / lugar quente é na cama / ou então no Bola Preta”? O “Quartel General do Carnaval”, como o cordão chama sua sede, está a todo vapor, na Lapa. Durante o desfile, a banda interpreta marchinhas e sambas.
QUANDO
Fará seu esquenta nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, a partir das 20h, na esquina das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, no centro. No sábado, 5 de março, será realizado o desfile oficial, a partir das 8h.
DICA
O bloco reúne mais de um milhão de pessoas. Em meio a tanta gente, é fácil se perder. Então, procure não se afastar de seu grupo de amigos. Também não é recomendável levar muito dinheiro ou jóias, porque, em meio ao tumulto, há risco de furtos.

2. Banda de Ipanema
A banda foi criada em 1964 pelo produtor cultural Albino Pinheiro, acompanhado por Ferdy Carneiro e pela turma do tablóide “O Pasquim”, entre eles Ziraldo, Jaguar e Sérgio Cabral, pai do atual governador. Teve a atriz Leila Diniz como musa e foi alvo de fiscalização pela ditadura militar (1964-1985). Hoje reúne principalmente gays e simpatizantes. Toca marchinhas e sambas.
QUANDO
Desfila no sábado, 5 de março e na terça-feira, 8, sempre a partir das 18h. A concentração ocorre na praça General Osório, em Ipanema.
DICA
Chegue cedo, porque costuma encher muito rápido.

3. Simpatia é Quase Amor
Criado em 1985 por um grupo ligado ao movimento pelas Diretas Já e à torcida do Flamengo, teve Bussunda como rei momo. Hoje, reúne milhares de foliões e tem samba-enredo próprio. Reza a lenda que as cores do bloco, amarelo e lilás, são uma homenagem ao Engov, remédio usado para combater a ressaca.
QUANDO
Desfila no sábado, 26 de fevereiro e no domingo da semana seguinte, 6 de março, sempre a partir das 15h. A concentração é na praça General Osório, em Ipanema.
DICA
Reúne muita gente bonita e o clima de azaração é contínuo. Mas cuidado para não se perder dos amigos, em meio à multidão.

4. Carmelitas
Criado em 1991, o bloco se concentra na frente do convento das Carmelitas, em Santa Teresa, centro do Rio. Ali as freiras permanecem enclausuradas. Mas reza a lenda que uma carmelita não resistiu à folia e, numa sexta-feira de carnaval, pulou o muro para brincar. De véu, ela não teria sido identificada e, na terça-feira, voltou ao convento sem que sua ausência fosse notada. Prepare-se para um desfile cansativo, pois parte do trajeto é numa ladeira.
QUANDO
Desfila na sexta, 4 de março, às 13h, e na terça, 8, a partir das 8h. A concentração é na ladeira Santa Teresa.
DICA
O bloco reúne uma multidão e desfila pelas ruas estreitas de Santa Teresa. Prefira ficar no início ou no final do bloco, para evitar dificuldades na hora de ir ao banheiro ou comprar bebidas.

5. Suvaco do Cristo
Bloco criado em 1985 por um grupo de amigos, entre eles o músico Jards Macalé. O nome foi inspirado em Tom Jobim, que morava no Jardim Botânico e certo dia disse que sua casa ficava no “suvaco” do Cristo. Houve resistência da Igreja Católica e um bispo chegou a sugerir ao bloco o nome Divinas Axilas, que acabou adotado pela ONG ligada ao bloco. Hoje, o Suvaco é famoso principalmente pela quantidade de mulheres bonitas.
QUANDO
No domingo, 27 de fevereiro, às 9h.
DICA
No início dos anos 2000, o bloco era frequentado por pitboys, que não raro causavam confusão. Os organizadores deixaram de informar o horário do desfile. Agora essa informação é obrigatória, mas o público é familiar e são raras as confusões.

6. Cordão do Boitatá
O Cordão do Boitatá é um grupo musical formado em 1996 no Rio. Os músicos lançaram o bloco carnavalesco, que desde então desfila pela Praça 15, no centro do Rio.
QUANDO
No domingo de carnaval, 6 de março, às 8h, seguindo da rua Primeiro de Março até a praça 15.
DICA
Vá fantasiado, como a maioria dos foliões.

7. Céu na Terra
Criado em 2001, desfila por Santa Teresa seguindo o trajeto do bondinho. É famoso pelos bonecos gigantes e pelas pernas de pau. O núcleo musical do bloco deu origem à Orquestra Popular Céu na Terra.
QUANDO
No sábado, 26 de fevereiro, a partir das 9h, e no sábado, 5 de março, às 7h, em Santa Teresa
DICA
Bloco ideal para a curtição e paquera. Se estiver solteiro, vai aproveitar mais.

8. Monobloco
Idealizada em 2000 pela banda Pedro Luís e a Parede, o grupo de percussão Monobloco deu origem a um bloco carnavalesco. Atualmente, o desfile do encerra o carnaval do Rio, no domingo posterior à terça-feira “gorda”. Por ser o último suspiro da folia, arrasta mais de um milhão de foliões pela avenida Rio Branco, no centro do Rio.
QUANDO
13 de março, a partir das 7h, pela avenida Rio Branco, da esquina com a avenida Presidente Vargas até a Cinelândia
DICA
Assim como o Bola Preta, arrasta mais de um milhão de foliões. Cuidado para não se perder nem ser alvo de pequenos furtos.

9. Quizomba
Quer ver gente bonita em clima de azaração? Hoje, o bloco carioca mais famoso nesse quesito é o Quizomba. Fundado em 2002 a partir de uma oficina de percussão que funcionava na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, hoje o Quizomba é um grupo de música sediado no Circo Voador, na Lapa, onde promove shows que têm atraído cada vez mais foliões no período pré-carnavalesco. No desfile oficial, a diversão fica ainda maior.
QUANDO
Terça-feira, 8 de março, às 9h, a partir da praça Cardeal Câmara, na Lapa
DICA
Se for ao desfile com o intuito de paquerar, use uma fantasia que facilite a aproximação.

10. Bloco da Preta
Lançado no ano passado pela cantora Preta Gil, o bloco está recheado de famosos e deve atrair muita gente em seu desfile no domingo anterior ao carnaval. O time de celebridades conta com Carolina Dieckmann, a ex-BBB Lia Khey, a BBB Ariadna e David Brasil, respectivamente, nos postos de madrinha do bloco, rainha de bateria, musa e muso.
QUANDO
Domingo, 27 de fevereiro, às 10h, no posto 10, em Ipanema
DICA
Deve reunir uma multidão. Se você estiver fantasiado fará mais sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário