quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desemprego sobe e renda dos ocupados cai

Desemprego sobe e renda dos ocupados cai
Monitor Mercantil,23/02/2011

A taxa de desemprego subiu para 10,4% em janeiro em sete das maiores regiões metropolitanas do país. O índice foi divulgado nesta quarta-feira pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e é 0,03 ponto percentual maior do que registrado em dezembro do ano passado (10,1%).

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Dieese é feita mensalmente nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e no Distrito Federal. Segundo o estudo, em janeiro, foram eliminados 165 mil postos de trabalho nesses locais. Mais 108 mil pessoas deixaram a População Economicamente Ativa (PEA). Isso resultou em um aumento de 57 mil pessoas no número de desempregados.

Entre os setores, o nível de ocupação caiu nos serviços (1,1%), na indústria (1%), na construção civil (2,1%) e no agregado de outros setores (1,2%). Só o comércio registrou aumento do nível de ocupação, com crescimento de 1,1% e 35 mil postos gerados.

O rendimento médio real dos ocupados nas sete regiões pesquisadas também caiu 0,4% para os assalariados em dezembro ante novembro, passando a ser projetados em R$ 1.389,00, segundo a PED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário