quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Espanha insiste em aprofundar a estagnação

Espanha insiste em aprofundar a estagnação
Monitor Mercantil, 04/01/2011

Madri - A Espanha conseguiu reduzir seu déficit orçamentário em 2010, para um pouco baixo da meta do governo de 9,3% do Produto Interno Bruto (PIB). A afirmação foi feita pelo primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero.

Em entrevista à rádio Onda Cero, Zapatero também declarou que a Espanha cumprirá a meta para o déficit em 2011, de 6% do PIB.

"Eu posso assegurar que as reformas estão progredindo adequadamente", destacou o primeiro-ministro.

Isso significa que o país vai continuar em recessão. Com menos gastos públicos, a demanda e o recolhimentos de impostos encolherá, dificultando o objetivo de alcançar a meta fiscal imposta pela União Européia (UEU).

Desde maio, o governo espanhol atacou direitos trabalhista, facilitando demissões, reduzindo salários do setor público e retirando subsídios.

O governo prepara, agora, um ataque aos direitos previdenciários, visando a adiar a idade de aposentadoria compulsória para 67 anos.

Apesar das medidas em contrário, Zapatero reiterou o compromisso do governo em melhorar as perspectivas de crescimento de longo prazo e reduzir o desemprego. Como, não disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário