quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FMI: EUA podem ser contagiados por crise dos Piigs

FMI: EUA podem ser contagiados por crise dos Piigs
Monitor Mercantil, 17/12/2010

Para Fundo, as vulnerabilidades da Irlanda são as mesmas da Zona do Euro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que a crise na Irlanda pode ter impacto significativo em outros países da Zona do Euro, sobretudo Espanha, Grécia e Portugal - quatro dos cinco integrantes dos Piigs, na sigla em inglês, que inclui a Itália.

Para o FMI, a crise pode afetar também Estados Unidos e Reino Unido. "O risco de contágio da Irlanda é significativo, por causa da percepção do mercado de que as vulnerabilidades da Irlanda são semelhantes às de outras economias periféricas da Zona do Euro", advertiu o FMI.

Em relatório sobre o pedido do governo irlandês de empréstimo por três anos de 22,5 bilhões de euros, aprovado quinta-feira pela instituição, o FMI alerta que a Irlanda não vai atingir a meta de baixar seu déficit no Orçamento a 3% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2015, a menos que faça mais cortes de gastos ou encontre novas formas de aumentar a arrecadação de impostos.

Os economistas do FMI prevêem que a economia da Irlanda vai sofrer uma recessão este ano e começar a crescer modestamente no próximo ano.

Eles projetam avanço de 1% para 2011; 1,9% em 2012; 2,4% em 2013 e 3% em 2014. Como as previsões são inferiores às do governo, o FMI prevê que o déficit da Irlanda fique em 4,8% em 2015.

Este é o ano fixado pela União Européia (UE) para o governo baixar o déficit a 3% do PIB. A Irlanda terá eleição geral no início de 2011 e as pesquisas indicam derrota do impopular governo. O vice-diretor do departamento europeu do FMI, Ajai Chopra, porém, insiste em que um novo governo não abandonaria as principais metas do programa imposto pelo fundo. Ou seja, para FMI, eleições são mera formalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário