sábado, 6 de novembro de 2010

O que é a Selic?

O que é a Selic?

A Selic é chamada de taxa básica porque é usada como referência pelos bancos para estabelecer os juros cobrados nos empréstimos entre bancos e nas aplicações em títulos públicos federais. A taxa funciona ainda como um piso para a formação dos demais juros cobrados no mercado para financiamentos e empréstimos - que são influenciados também por outros fatores, como o risco de que quem pegou o dinheiro emprestado não pague a dívida e a margem de lucro dos bancos.

É a partir da Selic que as instituições financeiras definem também quanto vão pagar de juros nas aplicações dos seus clientes. Ou seja, a taxa básica é o que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos, a um custo muito mais alto. Por isso os juros que os bancos cobram dos clientes é superior à Selic.

Contudo, a Selic também é a taxa minima paga pelo governo nas aplicações que os bancos fazem em títulos públicos federais. Então quanto maior a Selic maior a remuneração aos bancos nos títulos públicos, isto é, maior o pagamento pela dívida pública, e portanto, a transferência dos recursos públicos para os bolsos dos rentistas e banqueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário