domingo, 24 de outubro de 2010

Seminário de Economia Política na UFMG homenageará economistas soviéticos

Acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro o seminário "A Linha Geral" organizado pelo Grupo de Pesquisa em Economia Política Contemporânea do Cedeplar-UFMG.

Chama a atenção que o seminário se dedicará em uma sessão a  três economistas marxistas soviéticos, Rubin, Bukharin e Preobrazhensky.

Seminário A Linha Geral

O Grupo de Pesquisa em Economia Política Contemporâne do Cedeplar-UFMG promoverá nos próximos dias 11 e 12 de novembro o seminário A Linha Geral.

O evento tem por objetivos de debater diferentes visões e interpretações da crítica  da economia política de Marx e discutir alguns aspectos da transformações contemporâneas do capitalismo. Para tanto, contaremos com a presença de especialistas convidados e a participação de todos os interessados.  
 
Data: 11 e 12 de novembro de 2010

Local: Bloco de Auditórios
           Faculdade de Ciências Econômicas
           Universidade Federal de Minas Gerais

Veja a programação completa

A dica é Sessão 1 - Um capítulo da Renascença Vermelha (Rubin, Bukharin e Preobrazhensky) ,  Coordenadora Ana Maria Hermeto de Oliveira (UFMG-Cedeplar) e  Conferencistas Eduardo da Motta e Albuquerque (UFMG-Cedeplar), Hugo Eduardo da Gama Cerqueira (UFMG-Cedeplar)  e João Machado Borges Neto (PUC-SP).

Os três economistas poucos estudados no Brasil formam a elite do pensamento econômico-político marxista na URSS da década de 1920, ao lado de Lênin e Trotsky, e encabeçaram debates intelectuais e políticos centrais naqueles anos de implantação do primeiro país socialista da História, com forte legado a teoria econômico-política marxista até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário