terça-feira, 26 de outubro de 2010

Concentração da riqueza e a desnacionalização continuam a crescer

Dois traços típicos da configuração do Brasil como periféria do capitalismo mundial ,a partir da sua inserção dependente dentro do sistema, é a concentração de riqueza e desnacionalização da economia. esses dois traços prosseguem apesar das recentes mudanças da nossa estrutura econômica.

Concentração de riqueza cresce fortemente no país

Monitor Mercantil online, 18/10/2010

A concentração da riqueza e a desnacionalização da economia continuam a crescer de forma acelerada no país. De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Fractal, Celso Grisi, empresa especializada em pesquisas financeiras, os bancos estrangeiros estão cada vez mais interessados no mercado financeiro do Brasil.

Segundo Grisi, existem no Brasil 213 bancos sob controle total ou parcial de instituições estrangeiras, de 23 nacionalidades. Ao todo, o país tem quase 20 mil agências, além de outros meios físicos e eletrônicos de distribuição: "Esse cenário tende a se movimentar ainda mais depressa em função da expectativa de autorização, pelo Banco Central, da entrada de cinco bancos estrangeiros. Além disso, alguns banqueiros asiáticos estudam o mercado nacional", escreveu.

Já as fusões e aquisições devem bater novo recorde. Segundo a consultoria KPMG, 180 operações foram feitas no país no terceiro trimestre. O anúncio da compra de 40% da gestora de recursos Pátria Investimentos pelo norte-americano Blackstone Group, no fim de setembro, evidencia esse movimento.

O aumento no número de transações lideradas por empresas estrangeiras comprando companhias brasileiras deve fazer com que o total supere o registrado em 2007: 699 operações.

Para o professor de Economia Internacional Reinaldo Gonçalves, da UFRJ, os fatos fazem parte do processo de centralização e concentração do capital no qual o país está inserido, sobretudo via commodities: "Os bancos estrangeiros até perderam posição relativa no Brasil após a crise. Foi um movimento natural para se protegerem. Agora, há céu de brigadeiro, tanto no mundo, como aqui, com os maiores juros do mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário