terça-feira, 27 de julho de 2010

Reunião da Executiva Nacional da Central Sindical e Popular

Ocorreu reunião da Executiva Nacional da Central Sindical e Popular, eleita no Conclat, onde Conlutas, MSLT, MTST, MTL, parte da Intersindical e outras entidades se fundiram para criar uma nova central dos movimentos sociais.

Integração dos movimentos sindical e popular é ponto alto da reunião com rico debate de desafios

 
 
Na tarde de sábado foi travado um debate rico e um dos mais interessantes de toda a reunião. A integração dos movimentos sindical e popular no cotidiano, diante dos desafios que se apresentam a nova central.
 
O tema foi apresentado por Guilherme Boulos, que partiu de uma semelhança importante dos segmentos que estavam ali presente: setores que permaneceram na luta mesmo após a adaptação ao governo Lula das principais centrais e movimentos populares. “Ao mesmo tempo que a CUT foi tida como referência durante muito tempo e depois se rendeu ao governismo e acordos com o capital, no movimento popular também houve organizações que cumpriram esse mesmo papel, e que também depois se integraram ao governo luta”.
 
Boulos acrescentou a importância de reorganizar os setores de esquerda que se mantiveram na luta e abordou a contra reforma urbana em curso que desencadeou numa onda de despejos e iniciativas da especulação imobiliária. Ele disse que o setor imobiliário foi um dos que mais recebeu verbas no auge da crise. Isso provocou uma necessidade cada vez mais forte e urgente de construir uma unidade sólida, profunda e real dos setores combativos do movimento popular e do movimento sindical.
 
“Não é uma unidade de classes, é uma unidade de classe”, frisou, ao lembrar que o movimento popular surge de setores do trabalho informal, precarizado e trabalhadores desempregados.
 
O debate em torno desse tema visou tentar refletir sobre os desafios que a central terá pela frente com a atuação conjunta dos movimentos sindical e popular. Buscar superar a relação de ajuda mútua entre esses movimentos e entender que essa atuação deve permear aspectos estratégicos e de classe para os trabalhadores. Entre eles, três importantes.
 
A primeira, como construir a integração política dentro da central entre movimentos sindical e popular. A segunda é como realizar uma atuação efetivamente conjunta e, para Boulos, a terceira é pensar mecanismos na central, para garantir que a luta e a participação política não seja pautada em relação às finanças.
 
Esse ponto mostrou o desafio que a central tem pela frente, justamente pelo número de intervenções na tentativa de buscar uma relação superior a de colaboração existente até hoje.
 
Além da apresentação de Boulos, diversos representantes de ocupações falaram do dia a dia de suas lutas. Entre eles companheiros de Minas Gerais, do MUST - do Pinheirinho de São José dos Campos (SP), do MTST e do MTL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário