quarta-feira, 28 de julho de 2010

China superará os EUA em 2011

um dos elementos que mostram que está em curso uma forte transformação no sistema mundial capitalista é modificação no papel sistêmico de vários países. 

Indústria da China superará a dos EUA em 2011, diz jornal

DA EFE, EM PEQUIM - Folha Online, 23/06/2010

A produção industrial da China superará a americana no início do próximo ano, e então o país fornecerá um quinto dos bens consumidos no mundo todo, destacou nesta quarta-feira o jornal "Global Times".
A China esteve a ponto de superar os EUA nesta corrida para liderar a produção mundial em 2009, quando o setor de manufatura do gigante asiático, terceira economia mundial, alcançou US$ 1,6 trilhões e a do país americano (primeira) US$ 1,72 trilhões.

Segundo um estudo da empresa de consultoria IHS Global Insight, com sede nos EUA e que fez a previsão que a China liderará a indústria mundial em 2011, o setor chinês de produção cresceu 14% em termos reais ajustados à inflação entre 2007 e 2009, enquanto o americano registrou uma queda de 8,2%.

Em 2007, a IHS havia dito que China arrebataria o posto de maior fabricante mundial dos EUA em 2009, mas a crise financeira reduziu a demanda de produtos chineses.


Apesar do otimismo sobre a indústria chinesa que se depreende deste relatório, é preciso levar em conta as atuais mudanças da "fábrica do mundo", onde uma onda de greves ameaça encarecer a mão-de-obra, cujos baixos salários eram um dos principais atrativos para empresas estrangeiras.

Muitas dessas companhias poderiam deixar de produzir no país, e os grandes beneficiados poderiam ser os países do sudeste asiático, aos quais se espera que se transfiram algumas das plantas situadas agora na China, destacam os especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário