quarta-feira, 30 de junho de 2010

O "fim do Ocidente" ou o ocaso neoliberal, momento de guinada histórica

O "fim do Ocidente"? Ainda não
Ascensão e queda dos grandes impérios tem sido uma constante histórica 

Varsóvia - Niall Ferguson é um dos mais discutidos historiadores britânicos de nossa época. Sua obra escrita oscila em torno de dois temas centrais: a história do dinheiro e a história dos impérios. Em 2003, no rescaldo da guerra dos EUA contra o Iraque, guerra esta que Ferguson defendeu calorosamente, seu livro Império tornou-se best-seller no mundo anglófono.

Representante da escola "Revisora" da história, o autor luta neste livro para reconstituir moralmente a coloniocracia ocidental, advoga a favor de um "império norte-americano sem culpas" e reavive a lógica do poeta Kipling, sobre a famigerada "carga do homem branco", que deve civilizar as raças "atrasadas".
Daquela época até hoje muita água rolou por debaixo das pontes do Tâmisa e do Potomac, como testemunha o último artigo do Ferguson na revista norte-americana Foreign Affairs, sob o eloquente título "Impérios à beira do caos". Desta vez, o professor de Harvard critica duramente não a soberba do vitoriano Kipling, mas o pessimismo do filósofo alemão da pós-Segunda Guerra Mundial Oswald Spengler, autor do livro que marcou época com o título A Decadência do Ocidente.

Motivo para a guinada pessimista de Ferguson foi não tanto a imobilidade militar da capengante superpotência norte-americana no Iraque e no Afeganistão, quanto a grande crise econômica do último triênio, com suas possíveis e gigantescas consequências geopolíticas.

O historiador britânico soa a sinal de perigo para a crise fiscal dos EUA, com a perigosa escalada da dívida e do déficit, avaliando que Washington será obrigada a cortar seriamente os gastos militares e suas ambições geopolíticas.


Ocaso neoliberal
Sequer o outro vetor do predomínio ocidental, a União Européia, deve sentir-se melhor. Sob o título A Morte do Sonho Europeu, Gedeon Rachman, articulista do jornal britânico Financial Times, escreveu a respeito:

"Com a energização da Convenção de Lisboa, determinados líderes europeus sonhavam uma nova ordem mundial, na qual a União Européia seria, finalmente, reconhecida como superpotência mundial, ao lado dos EUA e da China."

"De fato, nas últimas semanas, a Europa atraiu a atenção mundial, mas não de forma que desejava. Ao invés de apreciar pelo seu dinamismo e sua força, o restante do mundo acompanha a escalada da crise econômica do continente com sentimentos de agonia e terror."

"Alguém acompanhar a luta de Washington e Beijing para a salvação do euro parece - um pouco - como se acompanhasse um acidente automobilístico na faixa oposta. Ser espectador é por si só ruim, mas existe o medo adicional de que você poderá ser atingido pelas peças e acessórios que voarão do automóvel acidentado".

Entretanto, semelhantes profecias sobre "decadência" do predomínio Ocidental têm sido formuladas muitas vezes, durante o último século, para serem desmentidas na próxima guinada da história.

Por exemplo, em 1987, o escritor norte-americano Paul Kennedy provocou sensação mundial com seu importante livro Ascensão e Queda das Grandes Potências, no qual previu a decadência dos EUA e da Europa Ocidental e a transferência do peso do centro planetário ao Extremo Oriente, encabeçado pelo Japão.

Alguns anos mais tarde, a União Soviética era dissolvida e o Japão entrava em fase de prolongada desaceleração econômica, enquanto os EUA emergiam como a única superpotência e a Europa alicerçava o euro. É sempre mais seguro, para o historiador, prever o passado, do que o futuro.

Alex Corsini, Sucursal da União Européia.
Monitor Mercantil, 23/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário