sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que são os PIIGS

por Almir Cezar

PIIGSs é a sigla do tipo acrônimo (nome criado pela iniciais de várias nomes) criado pelas agências de risco para o conjunto de países europeus colocados sob suspeição após os primeiros sinais da recente crise na Grécia. Nessa lista estão outros países como Portugal, Itália, Irlanda e Espanha. Com mais riscos estão Portugal, Irlanda e Espanha. Também é possível incluir nessa lista a Grã-Bretanha (Inglaterra). Como sugere, o nome PIIGS teve como inspiração a sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).


Diferentemente da crise econômica de 2008, a questão agora não são as dívidas do setor privado, mas as obrigações do setor público. Os déficits fiscais nesses países são enormes e estruturais, e na maioria dos casos foi criada ou aprofundada depois do socorro financeiro aos bancos pelos Estados Nacionais, na tentativa de pôr fim a crise ou minimizar seus estragos.


O fato é que ninguém consegue prever o que acontecerá se esses países quebrarem. Por enquanto, quem está pagando a conta para que isso não aconteça são apenas os trabalhadores gregos.


O FMI, as agências de risco e os neoliberais em geral fazem questão de dizer que os demais países devem tirar lições da crise grega. Para eles, as contas públicas devem estar sob controle e os déficits só são permitidos em momentos de recessão. Além disso,dizem também que é preciso manter reservas internacionais elevadas e preservar a competitividade internacional.


Na verdade, a crise desnudou fragilidades e inconsistências do projeto europeu e do receituário keynesiano para as crises econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário