terça-feira, 16 de março de 2010

Lucros de bancos cresce 486% com FH e Lula. PIB avança abaixo de 3,6% / ano

Eis o verdadeiro "império do amor"

LUCRO DE BANCOS CRESCE 486% COM FH E LULA. PIB AVANÇA ABAIXO DE 3,6%/ANO

Monitor Mercantil, 15/03/2010 - De acordo com o economista Adriano Benayon, da Universidade de Brasília (UnB), a média de crescimento real do lucro dos bancos no Governo Fernando Henrique foi de 11% ao ano, acumulando 130% nos dois mandatos do tucano. O alto percentual, no entanto, foi superado até aqui pelo Governo Lula. Nos dois primeiros anos, a média anual subiu para 14%. De 2003 a 2007, para 19,8%, acumulando 147% em apenas cinco anos.

"Agora, dois anos depois, começam a ser divulgados os resultados de 2008. Não saíram ainda todos, mas já se pode avaliar: apenas cinco bancos já somam lucro de R$ 37,3 bilhões, superando o lucro total dos 31 bancos computados em 2007", comentou Benayon, acrescentando que, no acumulado de FH e Lula, os lucros reais dos bancos cresceram 468%. Ou seja, multiplicaram-se praticamente por seis vezes.

Em contraste com os números apresentados por Benayon, o desempenho do produto interno bruto (PIB) tem sido inferior à média histórica.

Além disso, a participação do Brasil no PIB mundial manteve-se em queda, nos dois governos, contabiliza o economista Reinaldo Gonçalves, da UFRJ.

"A taxa média anual de crescimento econômico de Lula (3,6%) é significativamente menor do que a taxa secular do país (4,5%), apesar de superar FH (2,29%). No Governo Lula, continua ocorrendo o processo de perda de posição relativa do Brasil na economia mundial. A participação média do PIB do Brasil no PIB mundial caiu de 2,93% no Governo FH, para 2,74% no Governo Lula."

Para o economista Paulo Jagger, do Dieese, o Brasil nas últimas décadas abdicou de uma estratégia de desenvolvimento. E as recentes iniciativas ainda não foram suficientes para inverter esse quadro. "Além disso, países como Índia e China vêm mantendo média sistematicamente alta", comparou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário