sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Para David Harvey o modelo anti-capitalista é possível

Harvey diz que modelo anti-capitalista é possível

jornal Monitor Mercantil, 26 jan. 2010 - O neoliberalismo não acabou e a possível transição para um modelo anti-capitalista só acontecerá com mudanças na relação com a natureza, com as tecnologias, nas relações sociais, no sistema de produção, e com novos arranjos políticos e institucionais.

O diagnóstico é do geógrafo David Harvey, professor da City University, de Nova York, e nome conhecido do Fórum Social Mundial. Ele participou nesta terça-feira de debate sobre a conjuntura econômica mundial dez anos após a primeira edição do evento.

"As transformações revolucionárias ainda são possíveis e é imperativo que aconteçam", defendeu. Harvey fez duras críticas à desregulamentação da economia que, segundo ele, desencadeou não só a recente crise financeira internacional, mas outras pelas quais o mundo passou. "Nos últimos 30 anos vimos crises centradas no sistema financeiro, por causa da disjunção entre a quantidade de riqueza em papel e a quantidade de valor real, que é a que possibilita o construir".

O geógrafo apontou que o esgotamento do sistema financeiro é previsível por ser baseado na manutenção de níveis de crescimento insustentáveis. "Leva um pouco de tempo e a bolha vai estourar de novo. O capitalismo entrou numa fase em que sua tendência à destruição criativa tem cada vez mais a ver com destruição e menos com criação", criticou.

fonte: http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=73856 

Nenhum comentário:

Postar um comentário