terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O verdadeiro terremoto do Haiti foi a sua própria história

O verdadeiro sofrimento do povo haitiano não foi o terremoto, que só foi mais destrutivo devido as condições sociais e políticas existentes no país. Condições que resultam de séculos do imperialismo sobre a ilha.

Haiti, uma história de paradoxos e excessos

Régis Bonvicino, especial para o Último Segundo

O verdadeiro terremoto do Haiti foi a sua própria história, agora, evidenciada mundialmente pelo sinistro geológico. Porto Príncipe, a capital do Haiti situa-se no departamento de Quest, um dos dez do país, que tem cerca de nove milhões de habitantes e faz fronteira, na ilha Hispaniola, com a República Dominicana. (...)

Sob o governo do Minustah, deu-se o terremoto físico, há tanto experimentado continuamente na vida social. Como observa Aznárez, com pertinência, a história do Haiti é excessiva, desde o chicote colonial francês até os dias de hoje. (...)

O Haiti é o produto mais cruel desses processos coloniais europeus (e americanos), sob a etiqueta “globalização”: ela não incluiu, como aduz Depestre, a totalidade dos valores das diversas civilizações e culturas, mas, ao contrário, impôs um padrão único, causando o jihadismo, o terrorismo, a pobreza etc.

O Haiti é a vítima da hora. Ele, apesar da comoção mundial que provoca, será ainda palco de disputa geopolítica áspera, onde o que menos importa é sua população, confirmando a Lei de Murphy.

Clique aqui para ler a íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário