terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O Brasil em 2022


Voltou a baila discutir desenvolvimento nacional, como também planejamento econômico. O novo ministro de Assuntos Estratégicos do Brasil está elaborando um plano que se chama "Brasil 2022". Um caderno de metas e indicadores para os próximos 12 anos, isto é, os 4 mandatos presidenciais - uma referência de planejamento público para o desenvolvimento econômico brasileiro.

Contudo, é preciso discutir o Brasil que teremos e que queremos para a próxima década. Não basta prever que o Brasil tornará a 5a maior economia do mundo, campeão nas energias limpas, torne-se celeiro do mundo, exportador de petróleo com o pré-sal, etc, etc. É preciso dizer, como ficará a renda per capita, a desigualdade social, o meio ambiente, etc. Um Brasil potência para os ricos não muda em nada e não serve ao povo trabalhador.

Como a proposta oficial de elaboração do plano será aberta as entidades da sociedade civil, está em tese aberta uma oportunidade para que os trabalhadores e movimentos sociais se façam ouvidos e pautem sua visão de Brasil e mundo que desejam para os próximos anos.

Veja a matéria abaixo do jornal Valor Econômico que brevemente apresenta a proposta e seus debates iniciais.


O Plano Brasil 2022

O ministro de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães, trabalha em ritmo acelerado para entregar ao presidente Lula, até 30 de junho, o plano "Brasil 2022". O tempo é curto, mas o embaixador está confiante no cumprimento do prazo. Ele já conversou com cada um dos mais de 30 ministros e criou grupos de trabalho para cada área. O plano será submetido, por meio de seminário, a especialistas de quatro grandes áreas (de infraestrutura, social, econômica e institucional) e debatido com entidades da sociedade civil.

clique aqui para ler a matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário