quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Nota da Conlutas: Solidariedade ao Haiti!

Solidariedade Urgente!
O Haiti é devastado por terremoto; estima-se centenas de mortos e feridos

A solidariedade de classe é uma necessidade e tarefa urgente

Na terça-feira (12) o povo haitiano sofreu com a destruição que arrasou a capital do país


Um terremoto de nível 7 da escala Richter, devastou o Haiti. A magnitude pode ser vista em fotos divulgadas na grande imprensa. De acordo com Centro de Estudos Geológicos dos EUA (USGS), o tremor ocorreu às 16h53 horário local, 18h53 horário de Brasília. Devastou a capital de Porto Príncipe uma das principais cidades atingidas. Até o momento não se sabe com precisão o numero de vítimas. Segundo informações da Cruz Vermelha até 3 milhões de pessoas foram atingidas pelo terremoto. De acordo com especialistas, este é o maior tremor que atingiu o país nos últimos 200 anos.

A situação nos bairros mais pobres é grave. As comunicações foram em grande parte interrompidas. Não há luz elétrica em algumas cidades. Os haitianos estão à procura de refugio nas embaixadas também devastadas. Há escombros por toda a parte da Capital de Porto Príncipe o que impede a circulação de veículos. A maioria dos prédios veio abaixo. Barracos e casas que já são construídas de forma precária não resistiram ao tremor. O principal hospital da cidade também foi comprometido, tornando o atendimento às vítimas ainda mais complicado. O tremor também causou incêndios em algumas localidades, a universidade da capital de Porto Príncipe foi atingida pelo tremor, há indícios de pessoas soterradas no local.

O maior problema é a logística, a dificuldade de chegar ao local. A devastação tomou conta do país que já sofre com a pobreza e não tem condições para lidar com grandes desastres. As imagens veiculadas na imprensa mostram pessoas nas ruas desesperadas e feridas.

A Conlutas manifesta sua solidariedade ao povo haitiano frente ao desastre acontecido no dia 12. Por outro lado não pode deixar de cobrar o fim imediato da ocupação por militares estrangeiros que também vitimam o povo haitiano. Cobramos do governo Lula que cancele imediatamente o esforço de guerra desenvolvido pelo Brasil para chefiar a ocupação do Haiti e redirecione todos os recursos gastos com força de ocupação para a ajuda humanitária tão necessária neste momento.

A Conlutas entrou em contato com a BATAY OUVRIYE e com e outras organizações no Haiti para saber quais medidas concretas podem ser tomadas para ajudar o povo haitiano. Estamos convocando os sindicatos e organizações dos trabalhadores do nosso país a se mobilizarem para arrecadar recursos que possam se enviados à organizações de trabalhadores do Haiti, num exercício concreto de solidariedade de classe.

Secretaria Executiva Nacional da Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário