domingo, 8 de novembro de 2009

Morre Chris Harman, teórico e combatente socialista


O inglês Chris Harman (1942 - 2009) faleceu neste dia 7 de novembro, sábado, no Cairo, Egito, onde estava dando uma palestra.

Harman era uma figura de destaque na esquerda internacional. De origens humildes, na Inglaterra, estudou na renomada London School of Economics onde se destacou como militante estudantil apoiando as revoltas populares contra a guerra do Vietnã e as causas dos trabalhadores. Era ainda membro da diretoria do Socialist Workers Party (Partido Socialista dos Trabalhadores, do Reino Unido).

Ele era editor de duas importantes revistas da esquerda européia: International Socialism (http://www.isj.org.uk/) e Socialist Worker (http://www.socialistworker.co.uk/). Nesta posição, contribuiu enormemente para o desenvolvimento teórico do marxismo, com mais de vinte extensas obras, dezenas de panfletos e artigos para estas revistas. Sua mais recente obra foi "Zombie capitalism: Global crisis and the relevance of Marx" (Capitalismo zumbi: a crise mundial e a relevância de Marx, Londres, 2009; sem tradução para o português).

Sua crítica marxista jamais se afastava do rigor metodológico, de modo que produziu alguns dos mais esclarecedores textos de análise da história do mundo, do imperialismo e, recentemente, da crise econômico-financeira. Alguns de seus mais relevantes artigos podem ser encontrados na internet, nas versões digitais das revistas que editou.

Marxist Economics and the World Today (Economia Marxista e o mundo atual, de 1973) - http://www.marxists.org/history/etol/writers/harman/1975/03/kidron.htm

Analysing Imperialism (Analisando o Imperialismo, de 2003) - http://pubs.socialistreviewindex.org.uk/isj99/harman.htm

The State and capitalism today (O Estado e o Capitalismo nos dias de hoje, de 2006) - http://www.isj.org.uk/index.php4?id=234


O mundo não perdeu um combatente: a contribuição teórica de Chris Harman continuará viva em suas obras.

-----------------------------

Vinicius Valentin Raduan Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário