segunda-feira, 9 de novembro de 2009

20 anos da queda do Muro de Berlim: líderes mundiais encenam comemoração


A chanceler alemã, Angela Merkel, atravessou, nesta segunda-feira, ao lado do ex-presidente soviético Mikhail Gorbatchov o local onde ficava um dos postos de controle do Muro de Berlim, em um ato simbólico que faz parte das celebrações dos 20 anos da queda do Muro de Berlim. Merkel, que nasceu na então Alemanha oriental, recebeu dezenas de líderes mundiais para comemorar a queda do Muro que dividiu a Alemanha por 28 anos e que foi considerado símbolo da Guerra Fria e do embate entre socialistas e capitalistas.

O discurso de Merkel foi acompanhado por milhares de turistas que lotam a cidade para acompanhar a série de atos, shows e outros eventos em celebração da "festa da liberdade". O premiê britânico, Gordon Brown, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, o russo, Dmitri Medvedev, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, participam das celebrações. Eles representam os aliados da Segunda Guerra (1939-1945) que dividiram entre si o território alemão após a derrota do nazismo de Adolph Hitler e que acabaram levando as duas Alemanhas divididas.

Figuras da época da Alemanha dividida também participam dos eventos, como Gorbatchov, cujas ideias de reforma no socialismo agravaram a crise do regime comunista alemão e aceleraram a queda do Muro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário