quinta-feira, 15 de outubro de 2009

UFF não usará Enem e reabrirá inscrições

Bem no dia dos professores, os profissionais de educação do Ensino Médio e Pré-vestibulares e estudantes receberam mais um péssima notícia: mais uma universidade pública não usará o ENEM. Em comunicado oficial a Universidade Federal Fluminense (UFF) deixará de usar o resultado do ENEM como nota substituta a primeira fase do seu tradicional exame vestibular. Contudo, numa possível tentativa de minimizar o dano reabrirá as inscrições ao seu vestibular.

A nota do Enem deixará de ser utilizada como componente da avaliação do desempenho dos candidatos na primeira etapa do concurso Vestibular 2010. Será aberto, em caráter excepcional, novo período de inscrições para o concurso Vestibular 2010, do dia 27 de outubro ao dia 5 de novembro, permitindo a inscrição, nesse período, de candidatos inscritos ou não no Enem 2009. veja o comunicado oficial: http://www.noticias.uff.br/noticias/2009/10/nota-oficial-vest2010-enem.php

Imposição do ENEM levou a essa situação

Por fim, é necessário uma observação. A crise em torno ao vazamento da prova do ENEM por funcionários da gráfica aonde estava sendo impressas mostra muito mais que incompetência do Ministério da Educação (amplamente batida pela mídia e pela oposição de direita ao governo Lula). Mas que o processo de adoção quase-imposta as universidades federais não foi suficientemente discutida com todos os sujeitos e não levou em consideração a análise das implicações e possíveis riscos nos procedimentos.

O processo de adesão ao ENEM pelas universidades federais não foi mediado ou levou em consideração a comunidade universitária, ou dialogou com os setores que tinham dúvidas ou eram contrários a adesão. Além de rápido, ignorou o expertise das comissões de vestibular que existiam nas universidades. Muito embora, o risco de fraude em qualquer concurso sempre está presente, até hoje mesmo o mais humilde vestibular não tinha passado pela vergonha de ser fraudado pelo simples roubo de uma cópia de prova direto da gráfica, por um funcionário, que ainda pois o exemplar roubado em sua cueca. Para piorar, sendo descoberto apenas depois que a imprensa a noticiou, ao receber em mão a cópia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário