quinta-feira, 22 de outubro de 2009

População ainda sente os efeitos do temporal que atingiu Niterói


Dois dias após as fortes chuvas que alagaram Niterói, a população ontem ainda tentava retornar à rotina.

Em Icaraí, dois apartamentos continuaram interditados por causa de um desabamento. Em Maria Paula, funcionários de uma escola alagada correram contra o tempo para reparar os estragos causados pelo temporal. No Morro do Preventório, em Charitas, pessoas continuam desalojadas. A Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil informou que algumas famílias buscaram abrigo na casa de parentes e outras estão provisoriamente instaladas no Ciep Leonel de Moura Brizola, em Charitas. Ao todo, são 27 pessoas desalojadas na cidade. Os bairros mais afetados pela forte chuva foram Fonseca, Engenhoca, Badu e Sapê.

"Ainda temos quatro equipes na rua fazendo vistorias e esses números podem mudar a qualquer momento", informou João Sérgio Pires, assistente jurídico do órgão, acrescentando que apesar da Defesa Civil manter equipes em plantão, a população que mora em áreas com risco de desabamento deve ficar alerta e abandonar suas residências em caso de novos temporais.

Na Escola Municipal Honorina de Carvalho, na Rua Professor José Pessano, em Maria Paula, a água atingiu um metro e meio. Segundo professores e pais de alunos, a escola já enfrentou problema com enxurradas outras 10 vezes. Uma das causas apontadas pela direção é o desnível em relação à rua.

Mas funcionários da unidade que pediram para não serem identificados contaram que os alagamentos se tornaram frequentes depois que foram feitas obras no bairro. As galerias de águas pluviais, segundo eles, teriam sido estreitadas.

"Ao pavimentarem as ruas deixaram uma rede de drenagem insuficiente", afirmou um funcionário da escola.

Equipes de limpeza da Prefeitura e funcionários da escola passaram ontem o dia inteiro limpando a unidade e reparando os estragos. Os móveis foram os mais danificados. Em dois dias de limpeza foram retirados 10 caminhões de sujeira das dependências da unidade.

Icaraí - Ainda por causa do último temporal, dois apartamentos continuam interditados devido a um desabamento na altura do número 90 da Rua Joaquim Távora, em Icaraí. A Prefeitura de Niterói não se pronunciou sobre os casos até o fechamento desta edição.

Na imagem Canal da Ary Parreira tranbordou.

O Fluminense (Renato Onofre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário