domingo, 11 de outubro de 2009

Perante onda de suicídios, França discute redução do estresse de seus trabalhadores

Não é apenas na France Telecom que há um surto de suicídios entre seus trabalhadores. Diante dos dados assustadores, da recente greve da France Telecom e da repercussão das horripilantes declarações de alto executivo dessa empresa, o governo francês foi obrigado a pressionar as empresas a combater o estresse sobre seus trabalhadores para enfrentar a recente epidemia de suicídios, que faz com que a média da França seja maior que, por exemplo, dos países escandinavos ou da Alemanha, mas que no momento atingiu um patamar assustador.

Contudo, como poderão ler na matéria a seguir o que há são medidas propositivas às empresas e não há um efetivo enfrentamento pelo Ministério do Trabalho sobre a raiz do problema, os alucinantes ritmos de trabalho, o assédio moral e as metas super-exploratórias sobre os funcionários e a alienação nos ambientes de trabalho, que garantem gigantescos lucros e dividendos aos donos e acionistas das empresas e polpudos bônus aos executivos, mas, por outro lado, a pobreza, depressão e desalentos aos trabalhadores.

Como podem ver, com esse triste exemplo, discutir Economia é fundamental para saúde pública e bem-estar dos trabalhadores.

França discute estresse no trabalho após onda de suicídios

Yahoo Brasil Notícias (sexta-feira, 09 Outubro de 2009), PARIS (Reuters) - Companhias francesas devem reduzir o estresse no ambiente de trabalho para evitar a recente onda de suicídios no país, disse o ministro do Trabalho francês, Xavier Darcos, nesta sexta-feira.

Na France Telecom, antiga estatal que hoje é a terceira maior empresa de telecomunicações da Europa, 24 funcionários cometeram suicídio, e vários outros também tentaram se matar, desde o começo de 2008.

"Há anos, subestimamos os riscos psicológicos, já que é mais fácil perceber alguém caindo numa fornalha do que alguém que está sofrendo", disse Darcos em discurso a um conselho de condições de trabalho. "E mesmo assim, (riscos psicológicos) são reais, como mostra a situação na France Telecom de forma especialmente trágica".

Darcos pediu que as 2.500 empresas francesas com mais de mil funcionários que finalizem suas negociações com os sindicatos para reduzir o estresse, que líderes trabalhistas afirmam estar por trás da recente onda de suicídios, até 1o de fevereiro do ano que vem.

A France Telecom já abriu as negociações, com base em um acordo de 2008 com os sindicatos. Seu presidente-executivo, Didier Lombard, que vem recebendo críticas após descrever a onda de suicídios com "modinha", disse que não prestou atenção aos primeiros sinais de que algo estava errado. "Creio que subestimamos um certo número de fatores humanos", disse ele à rádio Europe 1. "Passamos por grandes mudanças, o que provavelmente fizemos muito rápido".

_________________________________________________________

Sugestão: Ler a matéria Suicidios no trabalho do blog Petit Journal de la Porte Dorée.

Dados: Na França, por exemplo, três de cada quatro mortes por suicídio são de homens e 56 por cento dos suicídios são cometidos por pessoas com idades entre 30 e 59 anos. Lá, a taxa de suicídios é de 17,6 para cada cem mil habitantes. Essa taxa não chega a 4,5 no Brasil, como mostra o mapa.

Matéria anterior aqui no blog: Trabalhadores da France Telecom entram em greve .

Nenhum comentário:

Postar um comentário