quarta-feira, 23 de setembro de 2009

FMI teme efeitos da crise sobre a produção


FMI teme efeitos da crise sobre a produção

Monitor Mercantil - Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009

A economia global deverá levar um longo tempo para se recuperar totalmente da crise, mas medidas de estímulo e reformas estruturais devem ajudar a melhorar as perspectivas para o médio prazo, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) em um capítulo analítico do relatório semestral Perspectivas Econômicas Mundiais, que será divulgado em sua versão completa em 1º de outubro.

"A recuperação deve ser lenta e há preocupações quanto às perspectivas de uma deterioração da produção global no longo prazo, uma vez que as instituições financeiras e os mercados mundiais lutam para restaurar sua habilidade de intermediação e que o desemprego aumenta para níveis elevados", adverte o relatório.

Após examinar 88 crises bancárias nas últimas quatro décadas, o FMI concluiu que a produção econômica normalmente permanece 10% abaixo dos níveis pré-crise sete anos após o período de desaceleração - embora os resultados variem amplamente.

O economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, disse em entrevista que, enquanto as recessões típicas são normalmente seguidas por uma retomada do crescimento, "o que este capítulo pretende é alertar que, em caso de crises bancárias, a retomada não é tão forte".

Nenhum comentário:

Postar um comentário