quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pré-sal às vésperas da desnacionalização

PRÉ-SAL: RECEBE TRÊS ANTEPROJETOS

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse ontem que não procede informação veiculada ontem pela imprensa, segundo a qual o presidente Lula quer que a União receba 80% do óleo do pré-sal no sistema de partilha da produção. Ele confirmou que, entre as propostas apresentadas a Lula, está a de que a Petrobras seja a operadora de todo o pré-sal, mas, segundo ele, não se fixou qual será a participação mínima que a estatal terá em cada um dos blocos.

Ontem, a comissão que elabora o novo marco regulatório do setor de petróleo, que inclui as regras para o pré-sal, apresentou três anteprojetos sobre o tema a Lula, em encontro que reuniu ministros e assessores técnicos por mais de três horas. O primeiro trata do marco regulatório em si; o segundo descreve a criação da nova companhia que atuará no setor e o terceiro dispõe da criação do fundo social que receberá os recursos do pré-sal.

Protocolo de intenções

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse ontem que o Eximbank, banco de fomento do governo norte-americano, já assinou um protocolo de intenções com a Petrobras para financiar os investimentos do pré-sal no valor de até US$ 10 bilhões.

Na terça-feira, o assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, James Jones, informou ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a intenção do governo norte-americano de participar do financiamento a projetos no Brasil na área de petróleo e na construção de usinas hidrelétricas.

A Petrobras já obteve do governo chinês uma linha, também de US$ 10 bilhões, para bancar investimentos no pré-sal.

Um comentário:

  1. SERÁ QUE NÓS BRASILEIROS SÓ TEMOS A GANHAR COM ESTES INVESTIMENTOS DO EXTERIOR?
    ACREDITO QUE NÃO, ACHO QUE É SÓ O COMEÇO DE UMA GRANDE PERDA NACIONAL.

    ResponderExcluir