segunda-feira, 6 de julho de 2009

ONU pede a restauração da ordem constitucional em Honduras

Retirado do "Portal ig" em 06/07/2009 - 12:22 e a Redação com agências internacionais


GENEBA - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira a restauração, com assistência da Organização dos Estados Americanos (OEA), da "ordem constitucional" em Honduras, onde o presidente Manuel Zelaya foi detido e expulso pelos militares.


O Governo brasileiro se diz preocupado com o aumento de violência em Honduras, Zelaya pede às Forças Armadas que baixem as armas, ao ser impedido de pousar em Honduras e ter que descer em El Salvador.


"A OEA deve assumir um papel de líder para encontrar uma solução pacífica graças à qual se possa restaurar a ordem constituicional", afirmou Ban, acrescentando lamentar muito a perda de vidas humanas na repressão aos partidários do presidente derrubado.

Zelaya não concretizou o objetivo de retornar a Tegucigalpa no domingo, mas a imagem das novas autoridades hondurenhas ficou ainda mais arranhada aos olhos da comunidade internacional com a morte de dois manifestantes em um protesto.

Em um cenário digno de um filme de ação, o Exército hondurenho, que ignorou as ordens de Zelaya, bloqueou a pista do aeroporto de Toncontin com caminhões para impedir o pouso do avião Falcon, registrado na Venezuela, no qual o presidente viajava, uma semana depois de ter sido deposto e expulso por um golpe militar de Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário