quarta-feira, 10 de junho de 2009

IPEA lança livro que debate estratégias de desenvolvimento

O livro Sociedade e Economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento reúne 23 textos de autores de diversas correntes, com várias visões do desenvolvimento. O trabalho é organizado por João Sicsú e Armando Castelar, ambos professores do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O prefácio é do presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

Armando Castelar, já no primeiro capítulo, questiona se o País precisa de uma estratégia de desenvolvimento. No capítulo seguinte, João Sicsú, diretor de Estudos Macroeconômicos do Ipea, põe em debate a construção de uma estratégia de desenvolvimento. O ex-ministro Antonio Delfim Netto, em co-autoria com o economista e professor Akihiro Ikeda, trata do mesmo tema. Já o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso aborda a "economia criativa".

Os capítulos seguintes enfocam não só estratégias de desenvolvimento como também questões relacionadas às finanças públicas, educação, comunicações, demandas da sociedade e dos movimentos sociais. São assinados por autores como Fernando Cardim, Julio Lopez, Amir Khair, Josué Gomes da Silva, Roberto Fendt, Samuel Pessôa, Eli Diniz, Raphael de Almeida Magalhães (ex-ministro da Previdência), Maílson da Nóbrega (ex-ministro da Fazenda), Marcos Dantas, David Kupfer, entre outros.

O livro aborda a questão do desenvolvimento de forma que não se reduza ao "crescimento econômico", mas como um conjunto mais amplo de políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. A ideia é o Ipea apresentar enfoques variados, de acordo com "sua velha tradição de debate amplo sobre as questões do desenvolvimento", como assinala a professora e economista Maria da Conceição Tavares em texto da quarta-capa do livro.

O objetivo da obra é analisar temas áridos e complexos em uma linguagem acessível ao grande público. Segundo a publicação, uma estratégia de desenvolvimento bem-sucedida não será obra de gabinete, resultará de debates e sonhos que envolvam atores sociais.


Para acessar o Livro: http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/2009/Livro_SociedadeeEconomia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário