segunda-feira, 29 de junho de 2009

Golpe de Estado em Honduras

por Almir Cezar Filho

Isso em Honduras acontecido ontem se chama Golpe de Estado. As agências de notícias ligadas a burguesia estão dizendo que o presidente daquele país foi apenas "afastado" por supostas descumprimento.

No Brasil, em 64, os militares fizeram a mesma coisa e disseram que em nome da democracia e da manutenção da legalidade. Acusando Jango de violar a constituição.
Zelaya queria fazer uma consulta não um plebiscito. Para pressionar o Congresso a convocar um plebiscito para realizar uma Assembleia constituinte.

O congresso se negou a faze-lo pois seu atual presidente é pré-candidato a presidente.

O Golpe de ontem somente à noite foi legitimado pelo Congresso e Corte Suprema com decisão de "afastamento" e nomeação do presidente do Congresso para substituto.
Contudo, não se pode falar legalmente em "afastamento", não havia anteriormente a ação miliar nenhum sentença judicial ou processo de impedimento aprovado pelo congresso que justificasse o afastamento de Zelaya. Agora tanto o Congresso e Corte suprema do país correm atrás de subterfugios para vestir de 'democracia' um golpe militar.

Zelaya caiu por propor reformas sociais radicais mas sem apoio parlamentar - o que era impossível. Nenhum político quer perder poder, ainda mais se elas são ligados aos ricos. O medo dos militares, empresários e políticos era que Zelaya tinha apoio das massas, e o plebiscito seria o estopim de um forte movimento contra o Congresso.

Zelaya era um governante neopopulista, e como seus similares recentemente espalhados pela América Latina, feria interesses dos poderosos, mesmo quanto benefície alguns outros. Mas por outro lado, não organizou as massas trabalhadoras previamente para elas mesmas fazerem as mudanças, e estarem em prontidão para possíveis ameaças das burguesia.

Zelaya pagou por se propor a ser um intermediário entre as vontades das massas e a institucionalidade, sem romper com a institucionalidade ou propor essas mesmas massas construissem as mudanças.

Essas massas agora estão nas ruas da capital em piquete contra o Golpe, enfrentando tiros, toque de recolher e ameaças.

Espero que consigam reverter o golpe, tal como o povo fez com o golpe contra Chavez de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário