sábado, 13 de junho de 2009

Frase da Semana

O jornal O Estado de São Paulo publicou a tradução do texto "Goodbye, GM" do cineasta Michael Moore.

O cineasta ganhador do Oscar pelo filme "Tiros em Columbine" e da Palma por "Farheinret 11/09" nasceu na cidade de Flint em meio a uma família de operário da GM.

Não por acaso seu primeiro filme foi "Roger e eu", documentário que tem como personagem principal seu amigo de infância, que na vida adulta tornou-se operário da GM e foi demitido na metade dos anos 80 em meio ao processo de reestruturação da montadora. Nessa "reestruturação", realizada em plena Era Reagan, mais da metade dos fábricas (e dos empregos da GM) foram transferidos para o México, transformando Flint em uma cidade decadente, ao pontoonde metade de seus trabalhadores estavam desempregado, e assim terminou transformando-se em 3 anos seguintes na cidade mais violenta dos EUA.

Eis a frase de Michael Moore, observando que o fim da GM foi provocada pela própria GM:

A partir dos anos 80, quando a GM registrou lucros recordes, ela deslocou incontáveis empregos para o México e outros lugares, destruindo assim as vidas de dezenas de milhares de americanos que trabalhavam duro. A flagrante estupidez dessa política foi que, quando eles eliminaram a renda de tantas famílias de classe média, quem vocês acham que seria capaz de comprar seus carros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário