domingo, 21 de junho de 2009

EUA: Obama dá superpoderes ao FED mas redundará em nada

Obama dará superpoderes ao FED (Federal Reserve System - banco central dos EUA) para controlar o mercado mas não haverá os efeitos desejados, pois não agirá com dureza sobre aqueles vigiará, e que produzem as crises financeiras, os bancos e fundos. Reproduzimos duas matérias jornalísticas - até que condescendentes - mas que dão uma amostra dessa possibilidades que falamos.


FED GANHA "SUPERPODER" PARA CONTROLAR MERCADO NOS EUA
OBAMA ANUNCIA REFORMA FINANCEIRA ''RADICAL''

O Estado de S. Paulo - 18/06/2009

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ontem a mais ampla revisão de regras para o mercado financeiro americano desde os anos 1930. No centro do plano está o Federal Reserve (Fed, banco central americano), que terá "superpoderes" para supervisionar as maiores instituições financeiras e intervir caso sejam identificados riscos sistêmicos. E o plano prevê ainda a criação de uma agência para proteger o consumidor de produtos financeiros.
[ clique aqui para ler mais ]

Furos na regulamentação de Obama
Paulo Rabello de Castro - Jornal do Brasil - 18/06/2009

Com toda a restrição e cuidado que se deve ter em relação a comentar algo cujo texto ainda não foi divulgado, eu teria, à vista do que publicado, uma atitude cautelosa, e até cética, diante desse projeto de regulamentação. O objetivo é defender o investidor de próxima ou possível crise advinda de situações parecidas com as que se configuraram até agora.

Este objetivo não será alcançado por uma razão muito simples: o principal artífice desse processo de instabilidade e crise foi, e ainda está sendo, o próprio governo, pela maneira como ele interage com os agentes responsáveis. O maior defeito dessa interação é passar a mão na cabeça dos principais estruturadores de negócios financeiros, fundos ou bancos, o que significa prover fundos para que essas instituições sobrevivam, mesmo estando quebradas.
[ clique aqui para ler mais ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário