segunda-feira, 4 de maio de 2009

Reitoria da USP toma prédio do DCE e estudantes reagem com ocupação. Na UFF pode ocorrer o mesmo.

Recebi essa mensagem que reproduzo. É uma carta pública da comissão organizadora do I Congresso Nacional dos Estudantes que pede solidariedade a ocupação da sede do DCE da USP. O prédio do DCE passou por uma reforma realizada pela Reitoria daquela universidade, que na sequência não foi devolvida ao movimento estudantil.

Temo que esse seja o mesmo fim do prédio do Espaço DCE sede do DCE da Universidade Federal Fluminense, que vem passando por uma severa crise, tendo inclusive sido interditado pela defesa civil de Niterói, tudo provocado pela total omissão da reitoria da UFF e uma diretoria do DCE apoplética.

***

Todo Apoio à Ocupação do DCE da USP!


No último dia 23 de abril, os estudantes da USP, após sua assembléia realizaram uma ocupação do espaço que até 2006 abrigava a sede do DCE e tinha sido fechado para reforma. Ao final da reforma, a Reitoria da Universidade nada sinalizava para garantir que o espaço voltasse a ser a sede da entidade. Dessa forma, os estudantes, através de um movimento justo, realiaram a ocupação e lá se mantém até hoje, para garantir o espaço para os estudantes.

A Comissão organizadora do Congresso Nacional de Estudantes vem manifestar seu apoio irrestrito a luta dos estudanteas da USP, por entender que estão ocupando um espaço que lhes pertence e que a Reitoria da Universidade não lhes queria garantir.

Mais uma vez, os estudantes da Universidade de São Paulo estão mostrando o caminho das conquistas dos estudantes: a luta e a ação direta. Achamos muito importante que essa mobilização sirva para impulsionar a luta contra os ataques às Universidades Estaduais Paulistas, orquestradas pelo governo do Estado. A Univesp e o corte de verbas são dois grandes ataques, que para serem enfrentados, deve recorrer à disposção de luta impressa na ocupação do DCE da Universidade.

Achamos muito importante que esse processo de mobilização seja refletido na construção e realização do Congresso Nacional de Estudantes, afinal não é de hoje que as Reitorias recorrem a esse tipo de postura autoritária para atacar o movimento estudantil pelo país.

Comissão Organizadora do Congresso Nacional de Estudantes

Camila - Conlutas
(21) 71252952
(11) 72731753
Construindo o Congresso Nacional de Estudantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário