terça-feira, 26 de maio de 2009

Dois pesos e duas medidas do PSDB: Petrobras e Yeda

por Almir Cezar Filho

O PSDB, partido do governo anterior a Lula, do impopular FHC, que durante 8 anos utilizou de um rolo compressor para impedir instalação de CPIs, fez o inverso, no Congresso Nacional. Utilizou do rolo para impor a CPI da Petrobras. Por sua vez, o PT age no sentido contrário. Em Brasília contra, em Porto Alegre a favor. Na verdade, o que se vê é a luta de frações políticas pelo controle do Estado e não o interesse público.

Lula e o PT, que agora são o inverso, governo, não conseguiram impedir sua instalação. Sem a fidelidade do PMDB, partido que age da forma mais fisiologica possível, o governo ficou perdido, e por mais que tentou, não conseguiu impedir a constituição da CPI.

É verdade que a Petrobras deve ser investigada, como qualquer empresa, ainda mais estatal, e como tem suas diretorias nomeadas politicamente suas iniciativas, obras e etc sempre têm a sombra da politicagem e da corrupção.

Porém, o interesse do PSDB não é a causa pública, mas constranger a Petrobras e o governo e iludir a opinião pública diante do momento em que legisla sobre a exploração e produção de petróleo na camada pré-sal. Devemos lembrar, que o PSDB foi o partido que privatizou empresas como a Vale do Rio Doce, a CSN, a Telebras, e tentou privatizar a Petrobras, a ponto de tentar mudar seu nome (lembram da "Petrobrax"!). Foi seu governo que abriu as reservas de petróleo as multinacionais, provalvemente está cumprindo o papel novamente para isso, agora com relação ao pré-sal.

O mesmo PSDB que fez manobras no Congresso, como invadir a mesa diretora, ler o requerimento da CPI em sessão de sexta-feira vazia, com um ímpeto, por outro lado, deveria ter também ímpeto na hora de investigar a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, não por acaso, do próprio PSDB, acusa de crimes graves e com provas públicas.

É por essas e outras que o povo brasileiro está indiferente com os políticos. Os políticos são representante não do povo trabalhador, mas das elites, da burguesia. O que vemos é a luta interna da burguesia brasileira pelo controle do Estado para determinar os usos desse e a direção desse Estado sobre a economia. É por isso, que o PSDB tem duas posturas. E por sua vez, o próprio PT também, pois no Congresso Nacional são contra a instalação da CPI, mas na Assembleia Legislativa do RS são os campeões da instalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário