sexta-feira, 3 de abril de 2009

Peugeot demite 250 no Estado do Rio

Enfim chegou no RJ as demissões das grandes montadoras - a Peugeot seguiu a mesma estratégia da Embraer e cia.

Jornal Monitor Mercantil, 31/03/2009 - 11:03
http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=59578

A Peugeot demitiu 250 funcionários da fábrica de Porto Real, no sul Fluminense, que estavam em licença remunerada desde janeiro, para se adequar ao novo cenário de queda nas vendas. A multinacional francesa informa que outros 450 trabalhadores que estavam em férias coletivas desde janeiro voltarão ao trabalho esta semana para reforçar os dois turnos de trabalho da montadora.

Em nota, a empresa diz que as demissões e reintegrações resultaram de negociações com o sindicato local durante todo o mês de março. Os trabalhadores demitidos terão direito a mais três meses de plano saúde e auxílio-alimentação pelo mesmo período.

“Assim, funcionando em dois turnos, a fábrica de Porto Real terá um efetivo de aproximadamente 3.000 funcionários, um número 30% superior aos 2.300 colaboradores que trabalhavam na unidade industrial em 2007, antes da adoção do terceiro turno, quando as linhas de montagem também funcionavam em duas equipes”, destaca a companhia.

No acumulado do primeiro bimestre, a empresa comercializou 21.240 unidades no mercado brasileiro, com queda de 5% em relação a igual intervalo de 2008. As exportações de veículos, por sua vez, registraram queda de 30% no período, enquanto as vendas externas de motores caíram 78%.

A montadora argumenta ainda que desde o fim de 2008 adotou várias medidas para preservar o seu efetivo no Brasil. Em dezembro, concedeu férias coletivas para os funcionários de sua fábrica de Porto Real. No início de janeiro deste ano, o terceiro turno foi colocado em licença remunerada por três meses. E, entre 26 de janeiro e 24 de fevereiro, a empresa adotou um novo período de férias coletivas para toda a fábrica. auxílio-alimentação pelo mesmo período.

"Assim, funcionando em dois turnos, a fábrica de Porto Real terá um efetivo de aproximadamente 3.000 funcionários, um número 30% superior aos 2.300 colaboradores que trabalhavam na unidade industrial em 2007, antes da adoção do terceiro turno, quando as linhas de montagem também funcionavam em duas equipes", destaca a companhia.

No acumulado do primeiro bimestre, a empresa comercializou 21.240 unidades no mercado brasileiro, com queda de 5% em relação a igual intervalo de 2008. As exportações de veículos, por sua vez, registraram queda de 30% no período, enquanto as vendas externas de motores caíram 78%.

A montadora argumenta ainda que desde o fim de 2008 adotou várias medidas para preservar o seu efetivo no Brasil. Em dezembro, concedeu férias coletivas para os funcionários de sua fábrica de Porto Real. No início de janeiro deste ano, o terceiro turno foi colocado em licença remunerada por três meses. E, entre 26 de janeiro e 24 de fevereiro, a empresa adotou um novo período de férias coletivas para toda a fábrica.

Comentário:

A medida da Peugeot foi "concidentemente" um dia antes da entrar em vigor que a renovação da isenção de IPI seria prorrogada apenas às montadoras de automóveis que mantivesse postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário