quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Brasil empresta dinheiro para o FMI: motivos de vergonha

O Brasil empresta dinheiro para o FMI. Durante décadas nosso país foi devedor desse organismo multilateral. O que poderia parecer motivo de orgunho, na verdade é motivo de vergonha, um ataque ao povo trabalhador brasileiro.

Motivos para termos vergonha da medida:

1o- o dinheiro emprestado poderia ser usado para gerar empregos.

2o- o FMI é uma instituição politicamente falida

3o- o papel que o Brasil passa desempenhar no sistema mundial é daquele que imporá as política econômicas

Um comentário:

  1. Muitas vezes a União deixou a desejar com os socorros necessários quando Estados brasileiros precisaram de ajuda. Tal fato, unido com o emprestimo dado ao FMI, desagradam muita gente. Os motivos e indiguinações citados nao estao errados, porem uma uma segunda visão pode ser aplicada, o que poderia vir a justificar as ações tomadas pelo governo.
    O financiamento vem sendo, desde muito tempo, um ótimo gerador de lucros, como exemplo o fato da Suíça ser um pais extremamente rico, onde basicamente vive a partir do juros gerados pelos seus banco. O fato de financiar o FMI é uma tentativa de rentabilizar capital, visto que haverá o pagamento de juros, juros sobre juros, que gerarão, possivelmente, uma quantia irrelevante.
    Tem que se entender que o país Brasil não é somente o Brasil de hoje. Aplicações tem que ser feitas para que, no futuro, a economia permaneça forte e estávil. Como numa empresa, sempre há o capital de giro e os investimentos, o quais visam o lucro e um crescimento. No mundo capitalista de hoje, parar de investir é parar de crescer e quem não cresce sucumbi perante a necessidade de capital e dividas externas.

    ResponderExcluir