quarta-feira, 8 de abril de 2009

Gilmar Mendes e o Ministério Público

Gilmar Mendes presidente do Supremo Tribunal Federal vem sendo já a vários meses a figura que ocupa o maior espaço da grande imprensa. Tornou o porta-voz de uma elite que sente medo de ser investigada e presa.

Recentemente atribuiu aos supostos "abusos" da Polícia Federal a falta de controle externo sobre esse órgão, em que propõe que seja feita pelo órgão que ele preside, o STF. Questionado se o Ministério Público Federal (MPF) já não fazia isso sobre a PF, disse que vinha se dando de forma "literário-poética". Contudo, Mendes tem problemas a muito tempo com o MPF.

Sua briga com o Ministério Público Federal há muito tempo.

1) Sua carreira no serviço público federal se inicia no MPF, anterior à Constituição Federal de 1988. Era portanto, um cão de guarda da ditadura. Após a aprovação da Constituição, passou a advogar.

2) Foi o advogado de Collor no processo de impedimento no Senado, se batendo contra Evandro Lins e Silva.

3) No governo FHC, como chefe da AGU (Advocacia Geral da União), se bate com o MPF por diversas vezes.

4) Há o caso dos usos de aviões para viagens, no qual ele, Raul Jungman e Sardemberg estão postos. Hoje Jungman, deputado, é o mesmo que se faz de perseguidor do delegado Protogenes, do juiz De Sancti e do procurador De Grandis, na CPI das Escutas Clandestinas.

5) Há ainda as denúncias a respeito do IDP, instituição de ensino que Mendes é um dos donos - contratos com a AGU para cursos de especialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário