quinta-feira, 5 de março de 2009

Prefácio de "O Declínio do Capitalismo"


Apresento a tradução das páginas iniciais do livro The Decline of Capitalism (O Declínio do Capitalismo), livro do economista bolchevique Evguêni Preobrajenski, publicado originalmente em 1931, traduzido para o inglês por Richard B. Day no início dos anos 1980.

O livro é importante hoje à medida que o autor analisa o fenômeno da crise capitalista à partir da teoria marxista utilizando os esquemas de reprodução ampliada de Marx, incorporando a desigualdade (ou ciclos) de crescimento e a substituição de capital fixo.



"O Declínio do Capitalismo", de Evgeny Preobrazhensky

PREFÁCIO [do tradutor]

O livro de Evgeny Preobrazhensky O declínio do capitalismo é um dos melhores trabalhos em teoria econômica soviética. A minha própria familiaridade com o livro resultou da minha pesquisa para A "Crise" e o "crash": estudos soviético do Ocidente, 1917-1929 (1981). Eu descobri que Preobrazhensky do estudo cresceu fora de sua análise sobre a economia doméstica Soviética (ver Preobrazhensky, E.A., A Crise da Industrialização Soviética, ed. Donald A. Filtzer, 1979) e, ao mesmo tempo abordado todo um novo conjunto de problemas teóricos especificamente em um contexto capitalista. Embora vários trabalhos por Preobrazhensky permanecem indisponíveis em inglês, optei por realizar uma tradução de O Declínio do Capitalismo como um trabalho que iria ajudar leitores de língua inglesa para apreciar o alcance total da criatividade teórica do homem.

O Declínio do Capitalismo é um trabalho técnico no sentido de que desenvolve os esquemas de reprodução ampliada de Marx, incorporando a desigualdade (ou ciclos) de crescimento e a substituição de capital fixo. Preobrazhensky assume, para este efeito, que os seus leitores serão "alfabetizadas" no marxismo. Tenho, portanto, uma tentativa de fornecer uma introdução que irá lidar tanto com as questões técnicas e também situar o declínio do capitalismo na história da economia política marxista. Gostaria de esperança e de esperar que a introdução será um complemento útil para Preobrazhensky do próprio texto. A nota referências, tanto na introdução e anotada no texto, são fontes de língua inglesa, sempre que possível.

Uma das principais dificuldades na elaboração do presente tradução de Preobrazhensky do trabalho foi o grande número de erros tipográficos no original edição soviética, Zakat Kapitalizma, publicado em Moscou em 1931 pela editora estatal "Sotsekgiz". Estes erros foram especialmente aborrecidos quando envolviam os quadros e os exemplos numéricos de reprodução. O problema era ainda agravado pelo fato de os quadros raramente deu adequada ou corrigir as referências ao fontes estatísticas original. Por sua extraordinária desenvoltura em localizar as fontes originais e recuperação de dados precisos, eu sou muito grato ao meu assistente, Gyula Laszlo Jobbagy. Além disso, gostaria de expressar a minha gratidão a Maria Pacy, June Wood e, em especial, Brenda Samuels, que preparou a matriz em sua forma final.

Kearney, Ontario julho 1983

***

PREFÁCIO

O presente trabalho representa uma parte de um projeto maior de lidar com imperialismo contemporâneo e sua queda. Estou dando um aviso prévio ao leitor deste fato principalmente, a fim de que não sejam impossíveis exigências feitas a este livro, exigências que não é capaz de satisfazer, por força da distribuição de material entre as partes distintas do projeto. Meu trabalho sobre imperialismo contemporâneo pode ser dividida nas seguintes componentes principais:

1. Uma caracterização histórica do imperialismo como um todo. (O início das relações de produção capitalista, do capitalismo clássico, e do capitalismo na fase do imperialismo. Evolução das formas tomadas pelo Estado burguês: A forma de Estado feudal-burguesa, Bonapartismo, a democracia burguesa, e do fascismo. A evolução do toda a superestrutura do capitalismo).

2. As relações de produção pós-imperialismo. (As alterações na estrutura, sendo ligado com monopolismo. Alterações no processo de reprodução e no caráter de crises. Marx à luz da teoria de reprodução e de crises e sua aplicação para o nosso próprio dia. Um inquérito da crise de 1930-1931. Alterações no sistema de câmbio e no sistema de crédito. As contradições do imperialismo como um todo e do sistema na sua totalidade.)

3. A caracterização dos principais países capitalistas e do seu papel na economia mundial desde a guerra. Uma análise dos principais fenômenos concretos na história economia mundial do pós-guerra. A URSS e o mundo capitalista. As pré-condições para a organização da economia socialista da Europa e da economia socialista do mundo.

Tendo em vista a pressão imediata as questões relacionadas com a atual crise econômica mundial e as crises em geral, nos termos imperialismo, tenho separada do projeto e trabalhou-se maior rapidez às partes que tratam do processo de reprodução, o ciclo econômico e as crises no âmbito dos dois da livre concorrência e do imperialismo, juntamente com um inquérito da atual crise mundial. Em outras palavras, eu ter escolhido alguns capítulos da parte econômica do projeto. A partir do estudo da evolução das formas do estado burguês, além disso, há um capítulo sobre o fascismo e, em parte, o tema das relações mútuas entre a URSS e do mundo capitalista. Assim, o presente trabalho foi composto pela combinação destes materiais com o primeiro capítulo, que constitui de um modo geral, ensaio introdutório. Devido a esta divisão do material, o leitor não vai encontrar no livro ou uma caracterização social geral do imperialismo ou uma análise de todas as suas contradições. Por outro lado, o livro contém uma análise do sistema de crédito, a circulação de dinheiro, a dinâmica dos preços mundiais, e muito mais que é importante para o projeto como um todo, mas podia ser omitida da versão atual, a fim de não atrasar a sua publicação.

Considero que a publicação deste livro será útil pelo seguinte motivo.

No passado recente, não só a nossa filosofia, mas também a nossa ciência econômica tem sido bastante seriamente ameaçado pelo risco de ser transformada em um esqueleto de ossos metodológicas. Embora este perigo foi para superar o momento, já existe um risco de cair no extremo oposto: na maioria das obras consagradas à crise mundial e os seus associados geral problemas teóricos, escombreiras das dados estatísticas estão sendo lançados em conjunto mecanicamente com vinte ou trinta cotações dos nossos professores. As mesmas cotações são utilizados repetidamente, sem qualquer entendimento de como eles podem ser cientificamente empregados para uma avaliação dos fatos novos. Existe, aliás, uma pobreza chocante de nova investigação em questões centrais, como o caráter do processo de reprodução e à mudança do ciclo econômico em imperialismo, em comparação com a época de livre concorrência.

Obviamente, o que foi publicado até agora sobre este tema não pode ser levado para ser representativa de todo o trabalho a ser realizado e preparado para publicação por nossos economistas. Eu entendo que uma verdadeira ciência é uma cultura de trabalho intensiva com um muito longo "período de gestação". Mas, por outro lado, a vida é, também, agora avançar demasiado depressa. É preciso que se apresse em cada área de trabalho. E é por isso que eu decidi-me pressa e proporcionar algo maior do meu trabalho sobre pós-imperialismo para discussão pelos leitores e pesquisadores.

Para além dos outros problemas já mencionado, este livro também deixa de fora um polêmico capítulo. No capítulo I, que abordar uma série de erros cometidos por alguns de nossos economistas, começando com Camarada Bukharin - sobre a questão da economia do imperialismo. No mesmo capítulo, considero o trabalho de Sternberg, Grossman, Otto Bauer, Kautsky, Fried, e outros, e eu também incluir a menção das inadequações de algumas observações superficial sobre imperialismo que ocorrem nos meus próprios trabalhos.

Para evitar mal entendidos puramente terminológicos, deixem-me acrescentar que eu às vezes uso a palavra "monopolismo" no lugar de "a estrutura econômica do imperialismo." Faço-o em plena conformidade com a terminologia de Lênin, que falou de "monopolismo" como "imperialismo", com referência ao seu caráter econômico.

E. A. Preobrazhensky

Nenhum comentário:

Postar um comentário