quinta-feira, 12 de março de 2009

As culpas do Banco Central

12/03/2009 - 07:00
Luís Nassif Online - Coluna Econômica - 12/03/2009
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/03/12/as-culpas-do-banco-central/#more-29339

Ontem o governo da Nova Zelândia cortou os juros básicos em 3 pontos percentuais. A taxa era de 6,5% ao ano, caiu para 3,5%.

Enquanto isto, com a produção industrial registrando quedas recordes, com o PIB do quarto trimestre de 2008 mostrando queda recorde, com os preços sob controle, reunido ontem o Copom (Comitê de Política Monetária) resolveu reduzir a taxa Selic em apenas 1,5 ponto percentual, caindo para ainda expressivos 11,25% ao ano.
***

Durante a tarde, a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou um estudo comparativo entre as diversas economias mundiais. Constatou que a queda do PIB (Produto Interno Bruto) brasileira foi a segunda maior do mundo, desde o início da retração da economia global. Saiu de um crescimento de 1,7% no terceiro trimestre para uma queda de 3,6% no quarto.

Mesmo assim, não se identificava uma recessão clássica, daquelas definidas nos livros-texto.

Alguns dias atrás, o economista Yoshiaki Nakano havia identificado bem as razões da expressiva queda dos investimentos e da produção industrial nos últimos meses.

Constatou que houve queda discreta no consumo e praticamente nenhuma queda em serviços.

Qual a razão, então, de queda tão grande? Dois motivos, segundo ele. Primeiro, o corte repentino das linhas externas, que apavorou as empresas, muitas delas enroladas com operações especulativas. Depois, as altas taxas de juros do Banco Central, que aprofundaram o temor geral das empresas.

***

Criou-se, então, a situação estranha do consumo se manter, dos serviços conservarem o dinamismo e da indústria parar.

Em um segundo momento, o que era um reflexo psicológico transforma-se em crise de fato. As empresas demitem, aumenta o desemprego, reduzem as encomendas, afetam a cadeia produtiva gerando mais desemprego. E aí a demanda passa a ser afetada, de fato.

***

O governo, através do Ministério da Fazenda, conseguiu ser rápido em várias frentes.

O movimento falhou justamente devido ao Banco Central e sua inacreditável incapacidade de entender a economia em tempo real. Em dezembro, quando a atividade econômica despencava - conforme os dados confirmam, agora - o BC falava em “atividade robusta”, porque só conseguia enxergar a economia através dos dados oficiais - que em média refletem o que se passou dois ou três meses antes.

Para ter o pulso da economia no momento, é necessário um conhecimento e uma experiência que passam ao largo do BC. Seus diretores conversam apenas com o mercado - entendido por tal os gestores de fundos e os economistas ligados a instituições financeiras. São capazes de conversar com o economista do Bradesco, não com o presidente do banco. Jamais conversaram com donos de supermercados, com diretores de siderúrgica, com entidades da construção civil, com executivos de multinacionais para saberem o que se passava no presente.

***

Com isso, sempre correm atrás dos fatos. Conseguiram transformar a marolinha em uma crise. Era hora de uma queda de 3 pontos na Selic, algo que produzisse impacto.

Com um ano de atraso, derrubam a taxa em apenas 1,5 ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário