quinta-feira, 26 de março de 2009

Apostila sobre Planejamento, Gestão e Controle

Ano passado fui forçado por falta de material didático disponível no mercado editorial a redigir uma apostila para as minhas disciplinas nos cursos técnico, tecnológico e de qualificação profissional em petróleo e gás. Redigi uma apostila sobre planejamento, gestão e controle de empresas industriais.

É verdade que há muito material sobre planejamentona praça em livrarias, sebôs e bibliotecas mas sempre sobre planejamento econômico, enfocando uma perspectiva do planejamento público ou macroeconômico, quando não do desenvolvimento nacional ou regional, há também de planejamento estratégico, agora em moda na Administração, que não era útil aos cursos e público das minhas aulas. Queria falar sobre planejamento empresarial numa perspectiva prática aos futuros técnicos e operadores, isto é, gente que trabalhará no "chão de fábrica", mas que precisa ter a noção de como são confeccionados o planejamento da empresa e seus atores.

Contudo, a minha apostila era muito rudimentar, e olhando hoje, merece muitas revisões e acréscimos, mas que na época de sua redação não pude perceber, diante do ineditismo, da falta de referências disponíveis e também por conta do perfil público que era dedicado o material. Acabei enfatizando muito mais os aspectos políticos e administrativos do planejamento e gestão, do que os aspectos técnicos e econômicos.

Em todo caso, queria oferecer aos leitores do blog para uma lida, e peço para me enviar críticas e sugestões. Devo acrescentar, que o mais provável, é que em breve devo realizar muitas modificações, e quiçá, redigir uma obra de maior fôlego, mas ainda mais didática do que foi essa.

Por fim, queria dizer que o texto começa apresentado o estudo do planejamento pelo sistema econômico e pela empresa. Não como ensinar o que é planejamento sem explica no que se insere e porque as empresas precisam utilizar dessa ferramenta.

Para baixar clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário